19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

Tradição Gaúcha

CTG de Rio Brilhante fica em 4º lugar em campeonato nacional de dança

A- A+

O CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Tropeiro Velho, de Rio Brilhante ficou em 4º lugar na categoria adulto, no Fernart (Festival Nacional de Arte e Tradição), um campeonato de dança tradicional gaúcha que acontece de dois em dois anos. A vitória é mais que especial já que o CTG de Rio Brilhante ficou atrás apenas de grupos gaúchos. 

O primeiro colocado foi o CTG de União Gaúcha, o segundo é de Lalau Miranda, o terceiro de Pia do Sul, todos do Rio Grande do Sul. O grupo é composto de 30 pessoas que ensaiaram incessantemente para estar entre os primeiros colocados no festival.

Segundo o coreógrafo Saulo Renato Ferreira Rego, havia representantes de quase todos os estados e ficar em 4º lugar é importante para o CTG, pois eles estavam concorrendo com os melhores do país. “Esta foi a 14ª edição da Fenart e só de estarmos entre os melhores do Brasil já é muito importante”.

Saulo conta que o resultado positivo se deve ao trabalho contínuo do grupo, que ensaia três vezes por semana sempre nas sextas-feiras, sábado e domingo. Mas, ele revela, que para ser 4º colocado no festival, o CTG de Rio Brilhante fez uma maratona de ensaios diários durante 40 dias. "Era todo dia das 9h da manhã às 19h, com intervalo apenas para almoço."

Para participar da Fenart, os participantes foram vencedores do Fegams – Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha, em 2013. Para alcançar colocação entre quatro melhores, o grupo de Rio Brilhante contou com a parceria do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que lhes ofereceu curso para aprender a confeccionar adereços em couro, parte fundamental do figurino.

Saulo lembra que a ajuda foi em boa hora, pois o CTG não tinha recursos para comprar todos os adereços, mas com curso, os próprios membros do grupo puderam confeccionar cinturões, bainhas de faca, barbicacho para os chapéus, fazer curtimento das botas rústicas, tudo para deixar o figurino o mais parecido possível com o que os gaúchos utilizavam no século 18 e 19.

Além do CTG Tropeiro Velho, de Rio Brilhante, outros grupos gaúchos do Estado tiveram ótima colocação. O CTG Chama Crioula de São Gabriel do Oeste ficou em 1º lugar na categoria mirim, o CTG de Maracajú ficou em 3ºlugar na categoria juvenil e o CTG de Ponta Porã ficou em 3º lugar na categoria veterano.