18 de abril de 2024
Campo Grande 18ºC

Filme

Ivinhema recebe nesta quarta-feira primeira edição do Rota CineMS

A- A+

O Rota CineMS retoma suas atividades nesta quinta-feira (23) levando a Ivinhema exibição de filme, Oficinas de Produção Audiovisual e de Conteúdo Social para Curtas-Metragens.

O Rota Cine MS é um projeto itinerante da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que há 9 anos percorre as cidades do interior do Estado apresentando e difundindo, em formato de arte-educação, a produção audiovisual de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Dessa forma democratiza o acesso à experiência audiovisual e possibilita à população o conhecimento/reconhecimento da identidade cultural local. As atividades, oficinas e exibições são gratuitas.

Para a secretária adjunta de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Estado, Andréa Freire, o Rota CineMS vai muito além da simples exibição de filmes. “É um projeto que tem um caráter educativo, promove a aproximação da população de cada uma das cidades com a produção audiovisual brasileira e também provoca uma reflexão sobre a importância do cinema”.

A secretária afirma que o Rota CineMS está sendo retomado na perspectiva de aprimorá-lo e aproximar ainda mais o cidadão do cinema brasileiro. “Queremos que ele seja um trampolim para os jovens que desejam entrar para a área do audiovisual e que desperte, nos que já atuam nessa área, a vontade constante de aperfeiçoamento”.

Confira a programação:

Dia 22 e 23 de junho
Das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Oficina de Produção Audiovisual
Ministrante: Carlos Diehl, produtor executivo, diretor e roteirista da TVE.
Local: Fundação Nelito Câmara

Dia 22 de junho
às 19h
Cineclube Joel Pizzini com exibição do longa Zuzu Angel
Acervo: MIS, Museu de Imagem e Som de MS
Local: Cinelito

Dia 24 de junho
Das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h
Oficina de Conteúdo Social em Curta-Metragem
Ministrante: Lidiane Lima, técnica de cinema e vídeo da FCMS

Sobre as oficinas

As oficinas acontecem como atividades que antecedem o 13° Festival de Cinema do Vale de Ivinhema. O público alvo são os alunos da rede de ensino e da Fundação Nelito Câmara, que são estimulados e orientados para produzirem curtas-metragens que vão participar do festival.
As oficinas serão ministradas por Carlos Diehl e Lidiane Lim.
Sobre o filme

Classificação indicativa: 14 anos

Sinopse
A carreira de Zuzu Angel como estilista começa a deslanchar, enquanto seu filho Stuart ingressa no movimento estudantil, contrário à ditadura militar então vigente. As diferenças ideológicas entre mãe e filho são profundas, ele lutando pela revolução socialista, ela, uma empresária. Stuart é preso, torturado e morto. Inicia-se então o périplo de Zuzu pela libertação do filho e uma vez revelada sua morte, em busca de seu corpo. Suas manifestações ecoaram no Brasil e no exterior e em sua moda. A cruzada de Zuzu expõe as vísceras da repressão e incomoda ao ponto de culminar em sua misteriosa morte.

Ficha técnica
Drama, 104 min, Direção Sérgio Rezende, Elenco Patrícia Pillar, Daniel de Oliveira, Alexandre Borges, Luana Piovani.