29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Livro “Retratos da Comunidade Tia Eva” será lançado sexta-feira na Capital

A- A+

Será lançado na próxima sexta-feira, o livro “Retratos da Comunidade Tia Eva”, da jornalista Priscila de Oliveira Ribeiro, a partir das 19 horas, no Memorial da Cultura da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

O livro contou com o apoio do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) do governo do Estado e é resultado de um ano e meio de pesquisa jornalística e documental que narra através de fotos e textos um pouco da história da Comunidade Remanescente de Quilombo Eva Maria de Jesus, ou Tia Eva, como é tradicionalmente conhecida.

retratos_comunidade Tia EvaO trabalho de reportagem feito por Priscila apresenta um pouco da vida, dos costumes, das heranças culturais e das perspectivas de futuro dos moradores desta centenária comunidade. Seu diferencial é justamente a abordagem fotográfica e contemporânea.

Inicialmente produzido como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em 2013, o livro chamou atenção da banca, que sugeriu a publicação. Já jornalista formada, Priscila voltou a campo em 2014 para captar mais fotografias, buscar informações adicionais e resolver cada detalhe que ainda não estivesse de acordo com o desejado. Concebeu, pesquisou, entrevistou, fotografou, escreveu e editou seus textos, buscando ser justa com a história da Comunidade.

De acordoo com a autora, a publicação busca fazer uma homenagem a ex-escrava Tia Eva e a comunidade que leva seu nome. “O livro apresenta um novo olhar, mostra como a história da comunidade se confunde com a história de Campo Grande e apresenta também o esforço dos descendentes para manter viva sua história ao longo dos anos”, explica Priscila.

Dany Nascimento