19 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

TELEVISÃO

Mais de 70 milhões de brasileiros assistem Pantanal na Globo

Novela revela novo 'tom de público' em 2022

A- A+

O público e crítica brasileira estão acompanhando cada segundo do remake da novela Pantanal, produzida em 2022, pela emissora de TV Rede Globo. A versão original era da extinta TV Manchete e foi exibida em 1990. Na época, a novela também foi sucesso, pois apresentava ao público um bioma até então "desconhecido", pelos grandes centros. 

Diferente da 1º versão escrita por Benedito Ruy Barbosa, que os capítulos tinham 50 minutos, seu neto, Bruno Luperi, que reescreve o Remake para a TV Globo, aumentou o tempo dos capítulos para 1h. 

Luperi tinha que encontrar um novo 'pulso' para manter o espectador interessado. Na antiga versão, os planos eram longos apresentando a linda vegetação. 

Na versão de 2022, porém, a contemplação é ligeira, pois, desde então, o Pantanal se tornou alvo da mídia, devido a sua devastação, levando muitas pessoas a conhecerem, mesmo indiretamente, a biodiversidade do bioma. 

A aposta de Luperi, ao que tudo indica, está na evolução quase que 'compulsória' da história. Dando até um "tom de fim de novela".

Na semana passada, o remake teve muitos desfechos, com o fim da personagem Madeleine (Karine Teles). Maria Bruaca (Isabel Teixeira) descobre que é traída e se revolta. Jove volta ao Pantanal decidido a assumir um lugar na herança do pai. Surge Lucas de Nada, outro filho de Zé Leôncio. Juma descobre a identidade de Muda. Gustavo vira motoqueiro e decide chamar Nayara para viver uma vida nômade... 

Com isso, a média semanal foi de 32 pontos de audiência, superando a última semana da novela Império (de 2021).

Mas o sucesso não se restringe somente aos números da audiência, a novela também chegou forte nas redes sociais, estando sempre entre os assuntos mais falados do Twitter. 

A sutileza da mudança na narrativa, vem agradando o público saudosista da primeira versão e conquista a nova geração que está vendo a novela pela primeira vez. Talvez seja o anúncio de um novo tempo na Globo.