18 de abril de 2024
Campo Grande 17ºC

Mulheres “levam” delícias do cerrado de MS para conquistar os EUA

A- A+

Uma das árvores nativas do cerrado, o baruzeiro (ou combaruzeiro) produz uma castanha de altíssimo valor nutritivo, saborosa e adaptável para dezenas de receitas de alimentos a remédios. E esse fruto – chamado de castanha-de-bugre ou coco-feijão – é a matéria-prima de uma vitoriosa experiência que esta semana colocará o cerrado de Mato Grosso do Sul num midiático cenáro internacional: para comemorar os 85 anos da BPW (Bussiness Profissional Woman) International, produtos alimentares à base do baru serão apresentados a lideranças de dezenas de países, com direito a incursão no vetusto colegiado da Organização das Nações Unidas.

?A responsável pela afirmação da flora regional como eficiente elemento de propaganda além-fronteiras é a Associação Broto-Frutos Culinária do Cerrado, ou Rosinhalú, uma entidade comunitária de agriculturas familiares agroecológicas e orgânicas que produz alimentos assados e integrais com produtos típicos da região. Os produtos sobram em variedade e sabores, como o brigadeiro e o pãozinho de baru, feitos numa incubadora em Campo Grande. E, importantíssimo: todo sistema de produção, do plantio à extração e ao beneficiamento é feito com práticas sustentáveis.

A presidenta da Associação Rosinhalú, Rosa Maria da Silva, embarca com a delegação estadual hoje para o evento, que terá duração de 4 a 10 deste mês, em Nova Iorque. Do programa das participantes constam palestras e a apresentação do case Brotos e Frutos na ONU. O BPW Annual Leadership Summit 2015 tem como objetivos aprimorar e desenvolver a liderança profissional de mulheres. Uma das agendas é a “NGO CSW Forum”, para o compartilhamento de estratégias e práticas na defesa dos direitos das mulheres e na promoção do empreenderismo feminino em todo o mundo.

A iniciativa do vitorioso protagonismo feminino da Rosinhalú encontrou alguns suportes fundamentais, um deles o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae-MS), além da seção campo-grandense da BPW (sigla para a tradução, em inglês, de Mulheres de Negócio e Profissionais). Em dezembro de 2014, a Associação Broto-Frutos recebeu do Sebrae-MS o galardão máximo, o troféu ouro, no Prêmio QG (Qualidade de Gestão). A presidenta, Rosa Maria, ficou com o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria produtora rural.

SAIBA MAIS – Com propriedades alimentares e medicinais, o baru ou cumaru, fruto do baruzeiro, tem forma e sabor semelhantes ao amendoim e à castanha de caju, com sabor mais acentuado. Rico em ferroe e ômega 6 e 9, é eficiente no combate à anemia, ajuda a prevenir a hipertensão e em algumas regiões é chamado de “viagra do cerrado”, menção atribuída a qualidades afrodisíacas e pela presença de zinco, um nutriente mineral de forte influência na fertilidade humana. Essa castanha também é utilizada em variados produtos de beleza, sobretudo cosméticos e tratamento capilar.