29 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Variedades

Noite Cultural com Live e Feira Online abrem a Semana do Artesão 2021

A- A+

Campo Grande (MS) A 13ª edição da Semana do Artesão foi aberta na noite desta sexta-feira, 19 de março de 2021, com uma Live transmitida ao vivo diretamente do auditório do Sebrae. A Noite Cultural teve homenagens às artesãs Beth Marques e Carmen Barcelos, representando todos os artesãos do Estado, show online com o sambista Gideão Dias e abertura da Feira Mãos que Criam, totalmente online.

Lucimar Maldonado, presidente da Proart, representando as entidades classistas do artesanato de MS, falou a todos que estavam acompanhando a transmissão em suas casas: "É com imenso prazer que estou aqui para homenagear não só a Beth Marques e a Carmen Barcelos, mas todos os demais artesãos. Esta homenagem era para ter sido feita ano passado, mas fomos parados pela pandemia. Nós, artesãos, estamos fazendo nosso papel ficando em casa, mas as contas vencem. Precisamos falar disso, deste momento de crise e do artesanato que representa a arte sul-mato-grossense, do quanto temos orgulho por essa luta, perseverança e conquista de espaço dentro da economia e da política do nosso país, do artesão que luta pela igualdade na sociedade e como fazedor da economia e da arte deste país. Faço um apelo para que as pessoas façam sua parte também. A cultura e o artesanato estão fazendo a sua parte. Obrigada".

A homenageada Carmen Barcelos estava emocionada ao receber a tamanho carinho. "Quero agradecer a todos que me oportunizaram esse momento, de ser homenageada pelos meus bordados. O artesanato é minha segunda renda e meu motivo de vida. Muito obrigada à Fundação de Cultura, ao Sebrae e entidades do artesanato".

Beth Marques não pode estar presente, mas enviou um vídeo em que fala de sua alegria em produzir sua arte. "Mato Grosso do Sul é rico em matérias-primas, como madeira, fibra, barro, de onde tiro minha alegria e transformo em artesanato. Agradeço à Fundação de Cultura, à nossa gerente Katienka Klain, estou muito agradecida a esta homenagem em nome de todos os artesãos".

Gustavo de Arruda Castelo, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, agradeceu, em nome da Fundação de Cultura, a parceria com a Sectur, Sebrae e entidades representativas do artesanato. "Juntos, não deixamos esta chama se apagar. Esta é a 13ª edição da Semana do Artesão, que está sendo realizada de forma virtual, devido à pandemia, incentivando a profissionalização e a geração de arte e renda. Prestamos esta homenagem aos profissionais que transformam seu trabalho em arte e encantamento. Parabenizo as nossas homenageadas, Carmen e Beth, e a todos os artesãos sul-mato-grossenses".

Claudio George Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae, agradeceu a todos aqueles que fazem artesanato em Mato Grosso do Sul. "Agradeço àqueles que têm no trabalho uma forma de tornar o mundo mais belo com sua arte, aos que geram renda com esse trabalho para suas famílias. Agradeço pela confiança no Sebrae. Nós trabalhamos para ajudar vocês, apoiamos o artesanato com eventos com todo o aparato de biossegurança, para divulgar os trabalhos tão bem feitos aqui no Estado. Agradeço o Governo do Estado, à Fundação de Cultura, em ajudar a divulgar o artesanato. O Sebrae está à disposição de todos aqueles que acreditam no desenvolvimento ela renda produtiva. Parabéns a todos os que fazem o artesanato para levar felicidade por meio da arte".

O músico Gideão Dias abrilhantou o evento com seu samba, que alegrou a todos os que estavam acompanhando a transmissão: "O artesanato não está diante de nossa arte musical. Estou muito feliz em embalar este evento com muita música, com muito samba. Graças às redes sociais estamos podendo fazer este evento devido a este momento difícil que estamos vivendo. Mas é possível fazer esta valorização do artesanato e nosso show de samba, online. A todos os profissionais do artesanato, parabéns!

A Feira Mãos que Criam Online é excelente oportunidade para as pessoas adquirirem bonitas peças artesanais a um precinho bem bacana. Estão sendo comercializados artigos como bolsas, acessórios e objetos decorativos com a cara da nossa região. Tudo feito com diversos materiais como cerâmica, tecido, biscuit, madeira, entre outros, com muito capricho pelos nossos artesãos. Para se encantar com os produtos da Feira, basta acessar o site https://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/feira-de-artesanato/

Devido ao decreto municipal, as palestras virtuais e oficinas de técnicas artesanais online que aconteceriam na semana que vem foram transferidas para a semana do dia 29 de março a 8 de abril. Confira a programação neste site.

Mais informações sobre a Semana do Artesão na Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais pelo telefone (67) 3316.9107.

Fotos: Daniel Reino

Publicado por: Karina Medeiros de Lima