19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

CULTURA

Orquestra infantil de crianças carentes realiza sua 1ª Mostra Cultural

Em projeto Tekotee, crianças do Aero Rancho e região recebem, além das oficinas, duas refeições diárias

A- A+

No final de 2020 o projeto Tekotee, mantido pela ‘Obras Sociais Francisco Thiesen’, pôde começar uma orquestra de cordas com crianças de 6 a 17 anos que, após quase um ano de aprendizado, realizam na 6ª feira (29.out.2021) a 1ª Mostra Cultural.nas dependências da quadra Poliesportiva das Obras Sociais Francisco Thiesen, que fica localizada na avenida Engenheiro Luthero Lopes, 565, Jardim das Hortênsias.

Através da chamada pública da MSGÁS (Companhia de Gás Natural de Mato Grosso do Sul), o projeto conseguiu receber pouco mais de R$ 200 mil, o que possibilitou que as crianças e adolescentes tivessem contato com o violino, viola clássica, contrabaixo acústico, flauta doce e violão.

Esses recursos, segundo a assessoria, são provenientes de incentivo fiscal via Imposto de Renda da própria Companhia. Além da Thiesen, outras duas instituições foram selecionadas na chamada pública.

"A mostra é resultado das oficinas culturais que realizamos e marca os 25 anos de trabalho da instituição. Nós sonhávamos em ter uma orquestra desde 2010 e, com esse apoio, isso foi realizado com sucesso", explica o presidente do Conselho Diretor da entidade, João Carlos Rosa. Vale ressaltar que o evento será gratuito e aberto ao público.

"Obras Sociais Francisco Thiesen" é uma instituição fundada em 1996, com foco em atuar na periferia através de ações socioeducativas para moradores com idade entre 5 e 16 anos. Conforme a entidade, as aulas acontecem de 2ª a 6ª feira, entre 13h30 e 17h.

Esse projeto campo-grandense beneficia crianças e adolescentes carentes do Aero Rancho e região que, diariamente, recebem duas refeições além das oficinas ofertadas pelo Thiesen. Para isso, só precisa estar regularmente matriculado em uma escola da  rede pública de ensino.