25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Primeira manifestação carnavalesca do ano acontece no dia 10 de janeiro

A- A+

Será realizado no próximo sábado, “Grito de Carnaval 2015” promovido pelo Cordão Valu, a partir das 17 horas, na quadra da Escola de Samba Igrejinha, em Campo Grande. Além do samba, serão apresentadas as tradicionais marchinhas para já entrar no clima do bloco, que se formou com a proposta de resgatar o estilo dos velhos carnavais. Neste ano, os organizadores querem estimular o uso de fantasias, o que é uma das características mais marcantes do Cordão Valu.

Também será cobrada uma taxa simbólica de R$ 5,00 a título de colaboração para custear as atividades. De acordo com a professora Silvana Valu, é essa arrecadação que mantém o bloco.

“É a única forma de sustento do cordão, pois não vendemos bebidas ou quaisquer outros produtos nem temos fins lucrativos. Com esse dinheiro, pagamos banda de sopro, músicos, aparelhos de som, transporte, segurança e tudo o que é necessário para o desfile”, afirma Silvana.

Por esse motivo, as atividades pré-carnavalescas serão realizadas no espaço da Igrejinha, o que facilita a colaboração dos participantes. Mas, o carnaval do cordão continuará a ser realizado na rua, no espaço tradicional: a Esplanada Ferroviária, onde também acontece o desfile oficial da capital. “O samba é sempre aberto a quem quiser, e o nosso é feito com e pela participação popular”, diz a carnavalesca.

Nos desfiles do ano passado, calcula-se que estiveram presentes aproximadamente quatro mil pessoas.

Grito de Carnaval 2015 Cordão Valu

Data e horário: 10 de janeiro (sábado), 17h

Local: Espaço da Escola de Samba Igrejinha

(Avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo – prolongamento da Ernesto Geisel)

Desfile de Carnaval Cordão Valu

Data e horário: 14 de fevereiro (sábado), 14h

Local: Esplanada Ferroviária

Despedida do Carnaval Cordão Valu

Data e horário: 17 de fevereiro (terça-feira), 14h

Local: Esplanada Ferroviária

Dany Nascimento