19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

Quaresma: Tempo de jejum ou abstinência para os cristãos

Quaresma é tempo da conversão e mudança de vida para os cristãos protestantes

A- A+

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental, que refere-se a categoria dos protestantes. É a época em que fiéis fazem jejum ou abstinência de algo que gostam, como  doces, festas, mas normalmente o que mais se percebe é o jejum de carne vermelha, aderindo ao peixe.

Os 40 dias que antecedem à Páscoa (Sem contar os domingos), ou 46 (contando os domingos), é data símbolo do dever da conversão e mudança de vida, recordando a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

É hoje que cristãos vão às igrejas participar das missas da quarta-feira de cinzas, na qual os que participam são abençoados com cinzas dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Estas cinzas são misturadas a água benta e durante a cerimônia o padre sinaliza uma cruz na testa do fiel dizendo: “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

A Quaresma é considerada tempo forte na caminhada do ano eclesiástico. Convite e apelo para o silêncio, a prece, a conversão. É o tempo para os cristãos de mudança de vida, de acolher com mais amor a misericórdia de Deus que perdoa os pecados.

Este é o período em que as comunidades se preparam para viver o mistério da Páscoa, ou seja, tempo da hora de Jesus Cristo do seu seguimento em que ele caminha em direção da sua hora que é a entrega total da sua vida a Deus pelos homens, seus irmãos.