28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

Shopping Campo Grande recebe exposição em comemoração ao Dia do Artesão

A- A+

Em comemoração ao Dia do Artesão, o shopping Campo Grande abre espaço para uma exposição inédita na Capital. O evento teve início hoje e termina no próximo sábado, a realização é da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) em parceria com o Fórum Estadual de Economia Solidária.

A mostra contará com artesanato e doces de cerca de 20 grupos de artesãos de Campo Grande e de 30 grupos do interior que atuam de forma diferenciada, com o trabalho associado e cooperado e as tradições sul-mato-grossenses estarão presentes em cada peça através de matérias primas regionais, como a fibra de bananeira, o buriti e o carandá. Já os doces e conservas trazem o sabor regional. Mandalas, peças em crochê, e pinturas em tecidos também serão apresentadas.

Contar com um espaço como o Shopping para apresentar o trabalho desenvolvido pelos artesãos cooperados é uma oportunidade de apresentar o potencial dos artistas de Mato Grosso do Sul, como avalia a coordenadora executiva do Fórum Estadual de Economia Solidária, Sebastiana Almire.

“Esse espaço é a melhor maneira de comemorar o Dia do Artesão, mostrando para a população a variedade de produtos confeccionados e a importância desse trabalho para os cooperados”, ressalta.

A exposição de artistas cooperados do Fórum Estadual de Economia Solidária acontece entre a quinta-feira e o sábado (dias 19 e 21 de março) durante o horário de funcionamento do Shopping, das 10 h às 22 h, no segundo piso, próximo à Riachuelo. 

Cooperação

O Fórum Estadual de Economia Solidária reúne diversos ramos da economia regional, com o objetivo de impulsionar a economia através de trabalhos organizados em cooperativas.

Além dos artesãos, cabeleireiros, trabalhadores rurais, assentados, indígenas, costureiras e ainda um grupo de massoterapeutas deficientes visuais recebem apoio da entidade, totalizando cerca de 2.500 pessoas atendidas em 30 municípios.

O Fórum atua há dez anos em Mato Grosso do Sul e conta com uma Central de Comercialização da Economia Solidária, localizada na Rua Cândido Mariano, 1500, Centro.