23 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

"Showman" dos animais é atacado por jacaré no Pantanal

A- A+

O apresentador de TV Richard Rasmusse, foi atacado por um jacaré e teve um corte profundo em uma das mãos. O caso aconteceu a 15 dias, em Corumbá. Rasmussen foi encaminhado para atendimento em um hospital aqui na Capital.

Richard estava com sua equipe em uma gravação para o programa Mundo Selvagem. O caso aconteceu no hotel na localidade de Passo do Lontra, na Estrada Parque do Pantanal. O apresentador teve o dedo suturado e retornou para casa, em São Paulo.

Simulado

Ana Paula Felicio, zootecnista da Gerência de Recursos Pesqueiros e Fauna do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), conta que "repetidamente somos contatados pelos profissionais do programa solicitando imagens ou acompanhamento de ações 'simuladas' envolvendo manejo de fauna silvestre. Chamamos de simuladas essas ações, pois houve até um pedido para que disponibilizássemos um filhote de tamanduá para uma cena (havia até um roteiro para a tomada) na qual o animal seria resgatado de um incêndio florestal (que na verdade era um treinamento do Corpo de Bombeiros) onde o sr. Richard faria o resgate em meio às chamas, salvando o animal".

Ibama

O chefe de comunicação da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul (PMA-MS), major Ednilson Queiroz, explica que todo tipo de intervenção na fauna silvestre exige autorização prévia do órgão ambiental competente. "Em Mato Grosso do Sul, o Ibama acabou de passar esse poder para o Imasul. Sem a licença ambiental, os responsáveis podem responder nas três instâncias do Direito. No âmbito administrativo, as multas podem ser de R$ 500 a R$ 100 mil", diz.

Segundo o site O Eco, o Ibama, por meio de sua assessoria de comunicação, informou que a equipe do programa só necessitaria de permissão se as filmagens fossem em alguma Unidade de Conservação de âmbito federal; e que a gestão de fauna é competência das autoridades ambientais estaduais.

O setor de fiscalização do Ibama informou que poderia autuar e multar Richard se caracterizados maus tratos aos animais, o que deve ser comprovado por laudo feito por profissional de medicina veterinária. Informou ainda que, caso alguém queira denunciar o programa, pode utilizar a Linha Verde do Ibama, pelo telefone 0800 61 8080.