16 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

'REMIÇÃO PELA LEITURA'

UCDB é nova parceira da Agepen em projeto com reeducandos de Campo Grande

A- A+

Através de convênio firmado entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, será desenvolvido o projeto de Remição pela Leitura. O trabalho terá início com os internos do Centro de Triagem "Anísio Lima", na capital, e dará continuidade aos trabalhos que já eram realizados anteriormente.

Aud de Oliveira Chaves é diretor-presidente da Agepen e reforça que essa expansão do conhecimento estimula nos apenados novos valores morais e sociais inclusive, o que os incentiva a buscar uma vida longe da criminalidade assim que tiverem suas penas cumpridas

"Nosso papel é oferecer oportunidades, para isso contamos com parceiros como vocês", comentou o diretor em agradecimento. 

Por conta da pandemia e todas as restrições que ela traz, à princípio, o Remição pela Leitura será desenvolvido à distância, por meio de vídeos que serão disponibilizados aos internos. Essa ação passa a integrar o projeto de extensão da UCDB, de nome "Democratização: Construindo Valores", com oficinas educativas e acompanhamento de leitura dirigida aos presos. 

Cerca de 15 acadêmicos voluntários, dos mais diversos cursos, como Educação Física, Direito, irão participar do projeto, sendo que essas ações poderão ser ampliadas para outras unidades penais, tanto da Capital quanto do interior..

Mensalmente os detentos receberão livros e o acompanhamento dos colaboradores. Nessa primeira oportunidade, a responsável por desenvolver as oficinas, a professora Ana Cristina Medeiros Rodrigues, entregou 110 exemplares do livro "Praça Esportiva Belmar Fidalgo", que foi sua tese de mestrado ao lado de Maria Augusta de Castilho.

Reitor em exercício e pró-Reitor de Administração na UCDB, Ir. Raffaele Lochi esteve presente na assinatura do termo de cooperação. Ele destacou que o acolhimento de pessoas está no sangue de todo salesiano e no DNA da Universidade Católica.

"Inclusive o fundador da Congregação Salesiana, Dom Bosco, iniciou seu trabalho dentro do sistema penitenciário. Nossa meta é oportunizar meios para que essas pessoas voltem melhores para a sociedade, esta deve ser nossa essência como profissionais e me sinto muito satisfeito em fazer parte disso", concluiu o Ir. Raffaele.

O PROJETO

Por videoconferência os internos serão orientados quanto à metodologia e também sobre como desenvolver a resenha, ou relatório. Passado um mês de leitura, o integrante do projeto poderá agendar um horário em uma sala da unidade para realizar sua atividade, que será escaneada e enviada à equipe na UCDB, que ficará encarregada de avaliar o material. 

Distribuídos em 12 unidades penais, da Capital e do interior. 349 presos participam da iniciativa atualmente em Mato Grosso do Sul. Para isso, a Agepen conta com parcerias da UFMS, UEMS, IFMS e as escolas estaduais vinculadas à Secretaria Estadual de Educação (SED).

Depois de corrigida por um professor, o trabalho do reeducando será entregue ao responsável pedagógico do setor educacional do presídio, que o submeterá ao Judiciário. Por determinação legal, essa remição através da leitura será de quatro dias na pena, mediante a entrega e aprovação de uma resenha, sendo possível entregar apenas uma por mês, ou seja, cada reeducando poderá ler 12 livros ao ano, obtendo, no máximo, remição de 48 dias no total.

Para a diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima Xavier Castro, a parceria com a UCDB é importante e benéfica. "Foi pioneira no oferecimento de ensino superior aos custodiados, em meados de 2011, e tem desenvolvido um trabalho relevante de incentivo à mudança de comportamento através do conhecimento", parabenizou ainda.

Também participaram do encontro a coordenadora do projeto "Democratização", Eloir Trindade Vasques Vieira; e a advogada Adriane Cordoba Lugo Samudio.

Recentemente, a Agepen também firmou parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A aula inaugural foi realizada no início de maio e está sendo desenvolvida com 114 custodiados da Penitenciária Estadual Masculina de Regime Fechado da Gameleira (PEMRFG), distribuídos em quatro diferentes grupos.

** (Com informações Governo MS)