MS Notícias

CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO

214 doses de vacina "omitidas" no DOE foram a mais para municípios e número alvo diverge

O número total de pessoas a serem imunizadas 73.151 saltou para 79.380 em publicação no Diário Oficial do Estado

As vacinas sendo desembarcadas em Mato Grosso do Sul - Tero Queiroz | MS Notícias

Mato Grosso do Sul diz ter distribuído 158.546 doses das vacinas aos municípios, isto é, 214 doses a menos do que o total que o estado recebeu na última 2ª-feira (18.jan.21), que eram 158.760 doses enviadas pelo Ministério da Saúde. (Veja a tabela com a distribuição por municípios).  

A reportagem procurou a Secretaria de Estado e Saúde, que numa matéria publicada no Portal do MS, afirmou que teria recebido 158.546 doses.  “Esta é a previsão divulgada por meio de Resolução no Diário Oficial do Estado da tarde desta terça-feira (19), que mostra o quantitativo de doses distribuídas para cada município após a chegada das 158.546 doses enviadas pelo Ministério da Saúde”, constou a reportagem,

Porém, o número de doses eram 214 a mais, conforme o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirmou várias vezes à reportagem do MS Notícias. “Não, são 158.760, esse é o número de doses que estamos recebendo”, disse Resende no Hangar do Governo, em Campo Grande, ao desembarcar por volta das 13h do dia 18 de janeiro. As vacinas chegaram às 15h40 do mesmo dia, pelo horário local em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Com a logística montada pelas secretarias de Saúde (SES) e Segurança Pública, o material foi entregue a todas as prefeituras em 24 horas pela Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica (CEVE), da Secretaria de Estado de Saúde.  “A Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Sejusp, realizaram uma verdadeira força tarefa para a separação das 158 mil doses e prepará-las em tempo recorde para enviar aos municípios. Nesse processo, devido a pressa, teve municípios que receberam doses a mais. Essas doses foram identificadas o paradeiro e será feita uma nova publicação em diário oficial com o número correto”, explicou a SES.   

O estado diz que pretende imunizar 26.971 profissionais da saúde que estão na linha de frente no enfrentamento à Covid-19 e mais 46.180 indígenas que vivem nas aldeias do Estado, o que daria um total de 73.151 pessoas imunizadas. A estimativa está no Diário Oficial do Estado extra publicado no dia 19 de janeiro.

Na mesma edição há a confirmação de que foram recebidas 158.760 doses da vacina pelo Estado, incluindo as primeiras e segundas doses a serem destinadas aos municípios para imunização. Nessa mesma edição, o Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul também diz que o objetivo é vacinar 79.380 pessoas, desse modo, o número diverge, acrescendo 6.229 pessoas do que o comunicado. A SES justificou à reportagem, que a divergência se trata de: “Houve publicação de números errados nesse trecho”, porém, ainda não saiu nova edição do DOE com as correções até a publicação desta reportagem.