MS Notícias

MS EM CHAMAS

Balanço do Corpo de Bombeiros revela mais de 4 mil incêndios florestais em 2021

Até o último domingo (22.ago.2021), marca já tinha superado 2020 e CBMMS se divide em operações para dar conta do fogo

Foram combatidos exatos 4.029 incêndios florestais até meados de agosto em 2021 - (Divulgação | CBMMS)

Nesta época do ano, o clima seco e baixa umidade são propícios para um início de incêndio que, além da destruição, alteram o clima natural do ambiente; a paisagem e afetam a economia. Várias são as frentes de trabalho para frear esse mal em Mato Grosso do Sul que sofre com as chamas nas quatro regiões do Estado. 

Através das redes sociais, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul exibe suas operações e trabalhos de combate ao fogo, com a operação Portal do Pantanal; Hefesto e outras. 

CONFIRA TAMBÉM - VÍDEOS: PANTANAL DE MS E MT EM CHAMAS

Há mais de 50 dias de operação ininterrupta da Hefesto - deflagrada em 03.jul.2021 - o CBMMS recebeu o reforço de 36 militares, totalizando na operação 103 oficiais "a pronto emprego", como destaca a Tenente Coronel Tatiane Dias de Oliveira Inoue, no combate a incêndios florestais em três frentes de ataque.  

"As condições atmosféricas não são favoráveis, deixam a vegetação extremamente seca, propensa à propagação dos incêndios florestais", disse a TC, que destaca parceria com a Semagro, Imasul, prefeituras municipais, Polícia Militar Ambiental e PrevFogo e mais, no combate a incêndios florestais. 

Uma Sala de Situação instalada no Centro de Proteção Ambiental – unidade do Corpo de Bombeiros dentro do Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande – fica responsável por realizar o monitoramento diário por satélite dos focos de calor.

"Hoje a situação mais crítica permanece na região do Caradanzal. Os focos estavam praticamente controlados e em monitoramento, após combates em mais de duas semanas, porém as mudanças climáticas são constantes, o vento mudou de direção e o fogo voltou a se propagar e a área destruída já é bem representativa. Reforçamos as equipes e contamos com o apoio aéreo", disse a tenente em nota. 

Segundo balanço do Corpo de Bombeiros, divulgado pelo  coronel Hugo Djan Leite, desde o primeiro mês de 2021 até o último domingo (22.ago.2021) foram combatidos exatos 4.029 incêndios florestais, que ultrapassa as ações de 2020, de acordo com apuração do repórter Deyvid Santos.

“A competência de combater [os incêndios] é do Corpo de Bombeiros, mas os brigadistas e o exército também auxiliam. O Governo investiu R$ 56 milhões para a prevenção e combate de incêndios, neste ano os bombeiros estão mais preparados e a resposta está melhor que o ano passado”, afirmou o coronel à Rádio Caçula.