MS Notícias

CORONAVÍRUS

MS que já registrou 8 mortes e 1 mês, agora registra 8 óbitos em 24h

O aumento se deve a grande desobediência do isolamento social, em que MS ficou meses seguidos na 'lanterna'

Imagem ilustrativa - Reprodução/Nova TV Online

O coronavírus completa 100 dias desde a notificação do primeiro caso em Mato Grosso do Sul. E nesta 3ª-feira a Covid-19 causou mais 8 óbitos e registrou 393 casos nas últimas 24h. MS já chegou a registrar 8 mortes em 1 mês, agora o cenário é assustador. Passando a registrar o mesmo número em 1 dia. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou hoje 55 mortes e 5.784 diagnósticos positivos da covid-19. Destes, apenas 2893 se recuperam.

O aumento se deve a grande desobediência do isolamento social, em que MS ficou meses seguidos na ‘lanterna’ dos que menos cumpriam o isolamento, seja anos final de semanas ou feriados. Campo Grande, está na 44º posição do ranking de cidades que menos cumprem o isolamento, apenas 36,6% da população está cumprindo os isolamento social para evitar o contágio. Outros municípios de MS: Rio Verde do Mato Grosso, Antônio João, Aral Moreira e Anaurilândia, registram menos de 28% de isolamento populacional. Os municípios que mais cumprem o isolamento são: Juti (47,7%) e Rochedo (47,1%). 

Segundo o Secretário de Saúde de MS, Geraldo Resende, os próximos dois meses serão os piores em registros de morte pela doença. (veja AQUI). 

Já em comparação com o cenário nacional, quanto ao isolamento, o Mato Grosso do Sul, aparece cocupando a 23º posição no ranking com 36,7% de cumprimento do isolamento, os municípios que tem menos casos são os que mais estão cumprindo o isolamento.  

Em meio à maior aceleração no contágio do novo vírus no País, o Estado também registra aumento no número de internações pela doença. São mais de 1,1 milhão de pessoas infectadas no Brasil e mais de 51 mil mortos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou preocupação ontem, 2ª-feira, (22.junho), com a alta porcentagem de resultados positivos nos testes de covid-19 no Brasil - na casa dos 31%, de acordo com o boletim epidemiológico mais recente. Segundo a entidade, o número elevado indica baixa testagem e uma provável subnotificação de casos, uma vez que a taxa média de positivos, em outros países, costuma ser de 17%.

Em MS, segundo Geraldo Resende, 158 pessoas testaram positivo e estão internadas de ontem para hoje. Deste total, 76 estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A taxa de ocupação global dos leitos, isso é, além do coronavírus, outras doenças que precisam de internação, já é de 71% em MS. Em Campo Grande há 212 leitos pelos Sistema Único de Saúde (SUS); nesse sentido, ao menos 150 leitos já estão ocupados na Capital, restando 62 em hospitais públicos.  Corumbá, que tem 20 leitos na rede pública está com 80% deles ocupados, restando apenas 4 leitos vagos. 

VEJA ABAIXO A LEITURA DO BOLETIM DE HOJE NA ÍNTEGRA: