MS Notícias

IBGE | PNAD

Auxílio elevou em 23% proporção de casa que receberam outros programas sociais

Benefício entra no grupo de "outros rendimentos", que alcançou taxa histórica desde 2012

Número de domicílios que recebiam outros programas sociais saltou de 0,7% em 2019 para 23,7% em 2020 - (Helena Pontes/Ag. IBGE Notícias)

Com o Auxílio Emergencial, o número de domicílios que recebiam outros programas sociais cresceu 23% no ano passado, saltando de 0,7% em 2019 para 23,7% em 2020, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Rendimento de todas as fontes, divulgada hoje (19.nov.2021) pelo IBGE.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a proporção de lares que recebiam Bolsa Família caiu quase que pela metade, baixando de 14,3% para 7,2%. 

Alessandra Scalioni é analista da pesquisa e aponta que a redução se dá, em parte, porque uma parcela dessas famílias passou a receber o Auxílio Emergencial. 

“Se um beneficiário do Bolsa Família recebia um valor menor do que Auxílio Emergencial, ele passava a receber esse auxílio.  Então houve uma migração de pessoas que recebiam Bolsa Família para a rubrica do Auxílio Emergencial”, explica.

No mesmo período, também caiu o número de domicílios que recebiam o Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS), para pessoas com deficiência ou idosos sem meios de se sustentar, passando de 3,5% para 3,1%. 

Histórico: Brasil bate recorde, são 13,1 milhões de desempregados

Confome agência IBGE Notícias, a presença desse benefício era maior nos domicílios do Norte (5,0%) e do Nordeste (4,5%), assim como a do Bolsa Família: 12,9% e 14,2%, respectivamente. Cerca de 32,2% dos domicílios do Norte e 34,0% do Nordeste recebiam rendimento de outros programas sociais, principalmente Auxílio emergencial.

“Historicamente, Norte e Nordeste sempre receberam mais Bolsa Família e outros programas sociais do que as outras regiões. Além disso, as ocupações das duas regiões estão mais ligadas aos setores de serviços e comércio e, durante a pandemia, foram esses segmentos que dependem de clientes que mais sofreram. Então elas tiveram o mercado de trabalho muito afetado”, afirma a pesquisadora.

Parte da rúbrica "outros rendimentos", o Auxílio Emergencial foi colocado ao lado de ganhos de aplicações financeiras, seguro-desemprego, seguro-defeso e outros programas sociais como o Bolsa Família. 

Com isso, "outros rendimentos" atingiu a maior proporção dessa categoria desde 2012, início da série histórica da pesquisa, atingindo 7,2% na participação do rendimento domiciliar per capita. No ano anterior à pandemia, a marca era de 3,4%. 

Mesmo com recuo para 14,1%, desemprego ainda atinge 14,4 milhões, segundo IBGE

O rendimento de todos os trabalhos compunha 72,8% do rendimento domiciliar per capita em 2020. Os 27,2% restantes se dividiam, além de outros rendimentos (7,2%), em rendimentos de aposentadoria ou pensão (17,6%), aluguel e arrendamento (1,5%) e pensão alimentícia, doação ou mesada de não morador (0,8%).

A categoria outros rendimentos foi a única a crescer nessa comparação. “Houve uma combinação de fatores. O mercado de trabalho sofreu bastante com a pandemia. Por causa do distanciamento social, alguns setores que dependiam de movimentação de pessoas, como o setor de serviços, foram ainda mais afetados. O trabalho em si perdeu espaço. Isso explica a perda da participação do rendimento de todos os trabalhos, que cai de 74,4%, em 2019, para 72,8%, em 2020”, ressalta a analista da pesquisa.

Impacto da pandemia é maior para trabalhadores jovens, diz Ipea

“Por outro lado, há o pagamento do Auxílio Emergencial, o que fez com que os outros rendimentos ganhassem participação na composição do rendimento domiciliar per capita. Mas o rendimento do trabalho continua sendo a principal fonte de renda dos domicílios”, complementa. No Norte, a participação de outros rendimentos aumentou de 5,1% para 12,5%, enquanto no Nordeste foi de 5,5% para 13,7%.

A proporção de pessoas que tinham outros rendimentos atingiu 14,3% em 2020, o que representa 30,2 milhões de pessoas. É a primeira vez, desde o início da série histórica da pesquisa, que esse percentual superou o dos que recebiam Aposentaria e Pensão (12,4%). No Norte (17,5%) e no Nordeste (19,7%), os percentuais dos que recebiam outros rendimentos ficaram acima da média do país