MS Notícias

ELEIÇÕES 2022

A 5 meses da eleição, Adélio Bispo pode ser liberado

Adélio deveria estar em hospital psiquiátrico, mas na falta de vaga, ele permanece no Presídio Federal de Campo Grande

Bolsonaro e Adélio Bispo. Foto: Montagem | Edição | Redes

A Justiça deve decidir a partir de junho se Adélio Bispo de Oliveira, acusado de esfaquear o presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018, pode ganhar a liberdade. Em 14 de junho, ele deverá passar por uma nova perícia médica que vai verificar se ele não é mais um homem perigoso para a sociedade.

Após as avaliações, caso o juiz responsável entenda que Adélio não sofre mais dos transtornos que o levaram à internação, ele poderá deixar a penitenciária federal de Campo Grande (MS).

Delegado que investigou facada em Bolsonaro é mandado para os EUA

O magistrado responsável pela fiscalização da internação é o juiz federal Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, da 5ª Vara Federal da capital sul-mato-grossense.

Adélio deveria estar em hospital psiquiátrico, mas na falta de vaga, ele permanece no Presídio Federal de Campo Grande, onde foi preso preventivamente logo após o episódio.

Justiça proíbe que esfaqueador de Bolsonaro seja entrevistado

Preso desde 6 de setembro de 2018, acusado de cometer um atentado contra o então candidato à Presidência da República que alanvancou a campanha de Bolsonaro. O ataque ocorreu no momento que p político era carregado por apoiadores num comício pelas ruas de Juiz de Fora, em Minas Gerais, quando sofreu uma facada no abdomem.

O autor do ataque foi absolvido pelo juiz federal Bruno Savino em 14 de junho de 2019. A absolvição ocorreu, pois, exames clínicos comprovaram que Adélio é inimputável. O réu não é sentenciado a uma pena, mas deve cumprir medida de segurança. No caso, a prisão preventiva foi convertida em internação, no entanto, não havia vagas em hospital. 

O magistrado aplicou a internação por tempo indeterminado enquanto não fosse verificada a “cessação de periculosidade”, o que deveria “ser constatado por meio de perícia médica” ao fim do prazo mínimo de três anos. Assim, ele poderá ser reexaminado a partir do meio do mês que vem. A própria Justiça deve definir quando serão realizados os exames.

Depois do atentado várias fake news circularam, indicando que Adélio seria filiado a partidos. No entanto, ele nunca foi filiado ao PT ou PDT. Entre 2007 e 2014, ele foi membro do PSOL, logo depois saiu.  

MENTIRAS DA DIREITA 

Em 6 de setembro de 2018 o pastor Silas Malafaia, presidente da Assembleia de Deus Vitória, twittou a mentira de que Adélio teria sido 'assessor' da campanha de Dilma Roussef, outra mentira, que não se sustentou.  

Sem apresentar provas, advogado de Bolsonaro diz que PT pagou Adélio

Por ser um ataque que só beneficiou Jair Bolsonaro, durante os 4 anos de sua gestão, muitos consideraram que o episódio foi uma armação, devido as investigações conturbadas da Polícia Federal e também devido ao fato de no dia do esfaqueamento, nenhuma gota de sangue ter pingado na rua em que aconteceu o ataque. 

"O pessoal tem dúvida, né? Alguns dizem que seria uma armação da minha parte… deixar bem claro ai. A faca entrou. Na hora lá, alguns dizem: não sangrou. Uma facada nessa região não sangra porque tudo vai pra dentro, né doutor?", disse, olhando para o médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que o acompanha desde o atentado. A fala foi feita nos primeiros 5 dias de 2022, logo após Bolsonaro receber alta médica, de uma checagem, no hospital Vila Nova Star, em São Paulo. 

Agressor de Bolsonaro agiu sozinho no momento do ataque, conclui PF

Na mesma ocasião, o presidente ainda insinuou onde queria a reabertura de investigação neste ano eleitora, fomentando a tese já negada em outros inquéritos de que Adélio faria parte de uma conspiração comunista para matá-lo.

No mesmo pronunciamento, Bolsonaro mentiu ao mencionar a suposta fala do advogado Zanone Júnior (que defendeu Adélio), que disse na ocasião ter feito a defesa de Adélio para “faturar com os holofotes de um caso supermidiático”. Umas das investigações da PF já conclui que o advogado buscava, na verdade, exposição com o caso, para reverter em mais clientes.