MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MS

tera, 12 de novembro de 2019

Mestre da percussão

O mundo acordou em silêncio com a morte de Naná Vasconcelos

Percussionista faleceu devido a um câncer no pulmão

Por: Heloísa Lazarini09/03/2016 às 08:52
ComentarCompartilhar
Foto: João Rogério Filho

O mundo ficou mais silencioso e o céu certamente ganhará novos sons com partida do percussionista Naná Vasconcelos. O pernambuco de 71 anos faleceu às 7h39 (horário de Brasília) no Hospital Unimed em Recife, sua cidade natal. Naná lutava com serenidade e dignidade contra um câncer no pulmão desde 2015, porém, fez questão de não abandonar a música nem a estrada a continuou trabalhando entre períodos de tratamento.

A relação de Naná Vasconcelos com a música começou cedo ainda na infância. Aos sete anos ele aprendeu a tocar bateria com pai, músico de uma banda marcial do Recife. Desde então, nunca mais parou, ele criou novos instrumentos para percussão e transformou definitivamente a música brasileira e mundial. Em 1967, ele se mudou para o Rio de Janeiro onde gravou dois discos com Milton Nascimento. 

No exterior, ele tocou com Miles Davis, Jack DeJonette, Pat Matheny, Trilok Gurtu e formou na década de 1980 o grupo de jazz chamado Codona. Naná foi eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista norte-americana especializada em jazz e músicas instrumental Down Beat. O percussionista criou sons até então sequer imaginados pelo homem, o que surpreendeu músicos de todo mundo. Os sons da natureza foram personificados através das mãos de Naná Vasconcelos. O local e horário do velório ainda não foram confirmados pela família. 

Deixe seu Comentário

TV MS

30 de outubro de 2019
Árvores plantadas na nova 14 de Julho darão frescor ao Centro

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua Refência em Jornalismo no MSRua Rodolfo Andrade Pinho, 634
CEP 79090.050 - Vila Taveirópolis
Campo Grande/MS
 (67) 99150.1270
Editorias
Institucional
Mídias Sociais
© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma