18 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

TRÊS LAGOAS

Para evitar lockdown, Guerreiro pede que mantida bandeira vermelha

A- A+

Em caráter de urgência, o prefeito Angelo Guerreiro encaminhou em caráter de urgência um ofício para apresentar considerações e justificativa técnica, ao Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, para manter Três Lagoas na situação de Bandeira Vermelha, conforme apontamento do PROSSEGUIR.

Publicado ainda na 5ª feira (10.jun.2021), de acordo com o novo decreto estadual nº 15.693, os municípios que atingiram mais de 90% de leitos de UTI e internação COVID-19 terão restrições mais severas, como toque de recolher às 20h, comércio não essencial fechado e proibição de venda de bebidas alcoólicas (lei seca).

Guerreiro culpa os demais municípios ao redor, dizendo que Três Lagoas só ultrapassou 100% de ocupação de leitos por atender demanda da macrorregião. Segundo o chefe do executivo municipal, atendendo os pacientes de mais de 10 municípios, isso reflete em 50% das internações. 

Quem pressiona os executivos municipais, tanto da Capital quanto do interior, é a classe comerciante que, visando lucro pessoal, "ameaçam" os prefeitos com os argumentos de que as medidas refletem na geração de empregos e economia local. Em seu ofício, Guerreiro diz que "é uma dicotomia que deve ser enfrentada e sopesada para encontrar uma equação que equilibre as necessidades de cada uma das variáveis com o menor impacto possível, pois sem saúde não há falar em produção de bens, sem produção não há renda, sem renda não há receita para o Estado manter os serviços públicos".

Ele defende ainda, que decretar o fechamento de empresas às vésperas de um feriado em que as vendas são aquecidas (Dia 12 dia dos Namorados) seria injusto para o empresário que vem se preparando para a data e vê nestas vendas a oportunidade de equilibrar suas finanças.

Por fim, o prefeito pede a Resende que avalie com urgência as considerações, já que o decreto estadual abre alternativa para os municípios apresentarem justificativas técnicas, evitando maior desgaste e desespero aos trabalhadores dos setores atingidos pelas novas medidas. Caso haja negativa para a reclassificação da Bandeira, Guerreiro sugere ao Secretário o adiamento da classificação Bandeira Cinza para o dia 15.

Importante ressaltar que, enquanto o ofício não tiver resposta da SES, estarão valendo as determinações do decreto nº 15.693 do Governo do Estado.

Leia aqui o ofício OF 162 2021 na íntegraBaixar

 ** (Com informações Prefeitura de Três Lagoas)