MS Notícias

CORONAVÍRUS CÂMARA PARCERIA
sexta, 03 de abril de 2020

No Ar com Igor Matheus

Destruição de Museu é retrato fiel do desprezo à cultura no Brasil

Por: Igor Matheus 09/03/2018 às 06:10
ComentarCompartilhar
Destruição de Museu é retrato fiel do desprezo à cultura no Brasil

Na fria e nebulosa noite de domingo, assistimos chocados, desolados e impotentes, as chamas violentas destruirem o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Rio de Janeiro, levando consigo um acervo histórico de valor incalculável para o Brasil e o mundo.

Tristeza e revolta misturam-se em mais uma das milhares de negligências que a administração pública realiza com o setor cultural neste país, vista errônea e lamentavelmente como algo sem qualquer relevência para o bem comum.

Em entrevista a GloboNews, o diretor-adjunto do Museu Nacional, Luiz Fernando Dias Duarte, foi CATEGÓRICO ao afirmar haver tido descaso governamental com instituição que pleiteia há muito tempo uma verba para reestruturação.

CÁ PRA NÓS: Um local de riqueza inestimável para o Brasil, como este museu, precisaria "mendigar" recursos para manter-se em condições? Não era o caso de haver um desvenciliamento da UFRJ (mantenedora) e tornar-se uma entidade independente, destinando recursos diretamente? 

A maldita burocracia, que obstrui o deslanchamento deste país, e o descaso de um governo ciente de tudo e inerte ao evitar essa tragédia, é repugnante.

Na hora da catastrofe, todos aparecem condolentes, de governo local à Ministério da Cultura, passando  por presidente da república "tristes" com a situação que eles poderiam evitar, mas como cultura "não dá voto", deixam para escanteio.

Independente do que tenha causado o incêndio, o desastre na Quinta da Boa Vista expõe a calamidade que assola há séculos a gestão pública, o menosprezo com a memória e o maltrato latente com os bens culturais que vão, pouco a pouco, apagados, por responsabilidade de um bando de irresponsáveis.

Acabou! O registro de uma época, vinte milhões de itens que compunham a biografia de um povo, entre outros registros, viraram brasa.

Parabéns DESgoverno do Estado do Rio! Parabéns, Ministério da Cultura! Parabéns Brasil, por assassinar sua própria da história!  

Deixe seu Comentário

TV MS

03 de abril de 2020
Boletin Covid-19 no Paraguai, Fronteira Pedro Juan Cabalheiro e Ponta Porã-Ms
Boletin Covid-19 no Paraguai, Fronteira Pedro Juan Cabalheiro e Ponta Porã-Ms

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma