25 de novembro de 2020
Campo Grande 34º 23º

CULINÁRIA

3 receitas temáticas de festa junina saudáveis para fazer em casa

Apesar da recomendação para o distanciamento social, é possível reproduzir a tradicional festividade em casa, com a família

O mês de junho traz a tradicionalidade das festas juninas, comemoração muito popular entre os brasileiros. Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o isolamento social, os eventos terão que acontecer de outra maneira. Seja em casa, ou até mesmo online, para evitar a aglomeração de pessoas.

O que mais marca as festas juninas é a comida, com uma diversidade de pratos doces e salgados, muitos com base de milho, entre outros ingredientes típicos.
É possível unir a tradicionalidade e nutrição em casa, ao realizar uma comemoração temática com a família.

O programa de prevenção da Cassems, “Cozinha Experimental”, realiza aulas de culinária saudável, com ingredientes acessíveis e fácil preparo. As receitas para festa junina já são conhecidas por serem saborosas e fazerem a alegria das festas. Com as orientações para uma preparação mais nutritiva, os pratos ganham novos sabores.
Confiram as dicas de 3 receitas da “Cozinha Experimental”:

Canjica leve
Preparo: até 30 minutos
Rendimento: 3 porções
Calorias: 251 por porção
Ingredientes
. 1 xícara de chá de milho para canjica
. 2 litros de água
. 1 xícara de chá de leite desnatado
. 1 xícara de chá de leite em pó desnatado
. 3/4 de xícara de chá de coco ralado seco
. 1 pitada de sal
. 3 colheres de sopa de açúcar
. 1 colher de chá de canela em pó.

Modo de preparo: lave o milho e deixe de molho em água fria por duas horas. Transfira o milho e a água para uma panela de pressão e cozinhe em fogo médio por uma hora. Tire do fogo e deixe sair a pressão. Escorra o líquido e reserve. Em uma panela, misture o leite desnatado, o leite em pó, o coco ralado, o sal, o açúcar e o milho. Leve ao fogo médio e mexa às vezes até ferver e se reduzir ligeiramente. Retire do fogo e, ao servir, polvilhe com a canela.

Quentão sem cachaça e sem açúcar
Ingredientes
. 1 litro de água
. Casca de 1 limão
. Casca de 1 laranja
. 1/2 xícara de chá de gengibre cortado em lâminas
. 6 cravos da índia
. 4 paus de canela
. 12 sticks MID SUGAR® (pode ser substituído por adoçante de mesa em pó ou açúcar light)

Modo de Preparo: em uma panela grande, coloque a água, a casca de limão, a casca de laranja, o gengibre, os cravos e a canela, e cozinhe em fogo alto, com a panela semitampada, por 10 minutos após o início da fervura. Retire do fogo, coe, adoce com o MID SUGAR® e sirva imediatamente.

Maçã do Amor Light
Valor calórico: 65 calorias
Ingredientes:
. 1 caixa de gelatina light sabor cereja
. 10 maçãs pequenas
. 10 palitos de picolé
Modo de preparo: prepare a gelatina com as instruções da embalagem e reserve. Lave as maçãs e espete cada uma delas em um palito de picolé. Mergulhe as maçãs na gelatina, retire e conserve em refrigeração até o momento de servir.

Com receitas temáticas e nutritivas, uma decoração especial e músicas tradicionais para animar a ocasião, é possível recriar o clima das festas juninas e não deixar a data passar em branco.