24 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

Weintraub

Associação dos funcionários do Banco Mundial pede que nomeação de Weintraub seja suspensa

Eles pedem a suspensão até que as acusações contra o economista brasileiro sejam analisadas pelo banco

A- A+

A Bird (Associação dos Funcionários do Banco Mundial) pediu ao comitê de ética da instituição, nesta quarta-feira (24), a suspensão da nomeação do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub, ao cargo de diretor-executivo do banco.

Segundo informou o Extra, a entidade representativa pede que a indicação seja suspensa até que as acusações contra o economista brasileiro sejam analisadas pelo banco. Conforme o documento, “muitos funcionários estão profundamente perturbados” com algumas atitudes do ex-ministro, entre elas, o tweet em que culpa a China pela pandemia no novo coronavírus.

O documento menciona ainda o fato de Weintraub ter sugerido a prisão dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e ter feito pronunciamentos públicos contrários aos direitos de minorias e a promoção da igualdade racial.

“Nós, por isso, pedimos formalmente que o Comitê de Ética analise os fatos por trás das múltiplas alegações, com vista a (a) suspender sua nomeação até que as alegações possam ser analisadas, e (b) assegurar que o Sr. Weintraub seja informado que o tipo de comportamento que ele é acusado é completamente inaceitável nessa instituição”, afirmou a instituição.