29 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

CAMPO GRANDE

Na Capital, alunos que voltam às aulas ganham 'Amigurumis' feitos por detentos

Brinquedos também fazem alusão aos 122 anos de Campo Grande

A- A+

Gradualmente retornando às aulas, os alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande (MS) foram recepcionados com brinquedos, como bonecos de crochê, denominados de Amigurumis, feitos por detentos na do Estabelecimento Penal "Jair Ferreira de Carvalho". 

Os pequenos ficaram 15 meses em aulas remotas e, ainda em fase vermelha - atenção à Covid-19, a cidade propõe retorno gradual da educação presencial. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Escola Municipal Eloy Souza da Costa, no bairro Jardim Tijuca, e a EMEI Piratininga, já receberam entregas dos brinquedos que também fazem alusão aos 122 anos de Campo Grande, celebrado amanhã, dia 26 de agosto. Cada escola recebeu 20 brinquedos confeccionados a mão.  

Segundo a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciária (Agepen), a ação integra o projeto "Costurando o Bem", que já beneficiou 16 unidades escolares, através da parceria da Agepen com a Semed, e foi idealizado pelo agente penitenciário Vinícius Saraiva e o técnico de educação, Felipe Augusto da Costa.

Elaine Cecci destacou a importância do trabalho prisional para a reintegração social. Foto: Elaine Cecci destacou a importância do trabalho prisional para a reintegração social. Foto: Tatyane Santinoni

No ato da entrega dos brinquedos, realizada na terça-feira (23.ago), a chefe da Divisão de Trabalho Prisional, Elaine Cecci, destacou a importância da ocupação produtiva para os apenados. "Temos mão de obra disponível e contribuir com a educação das crianças renova a esperança de todos os envolvidos nesse processo, principalmente em momentos tão difíceis que a humanidade vivencia. O essencial é não perdermos a fé e a gratidão, aplicando nossos talentos em benefício do outro", ressaltou.

Atendendo 268 crianças entre 4 meses e 4 anos, a diretora da escola Eloy Souza, professora Celeide Alves Gonçalves, revelou que ver o olhar das crianças ao interagir com as peças é gratificante. "Muitos não têm em casa e ter na escola faz toda a diferença no aprendizado e interação", afirmou, destacando que o projeto deveria ser estendido para outras penitenciárias.

"COSTURANDO O BEM"

Saraiva esteve na entrega dos brinquedos em ambas as unidades de educação infantil. Foto: Tatyane SantinoniVinícius Saraiva esteve na entrega dos brinquedos em ambas as unidades de educação infantil. Foto: Tatyane Santinoni

O projeto teve início em 2015, denominado anteriormente "Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos", e objetiva explorar ao máximo o universo lúdico, contemplando os diferentes aspectos de sua formação integral, por meio dos brinquedos lúdico-pedagógicos.

O servidor da Agepen, Vinícius Saraiva, disse que a idealização dos brinquedos de Amigurumis teve como foco a durabilidade das peças, inclusive a caixa também foi pensada para a interação com a criança, pois possui molas na tampa, para que não machuque as mãos dos pequenos. "A intenção da agência penitenciária é devolver à sociedade o que foi tirado de certa forma", complementou o servidor.

2ª ESCOLA 

Outra escola contemplada com os brinquedos, nesta semana, foi a EMEI Piratininga. De acordo com a diretora, profª. Ana Cristina Dorsa, os brinquedos representam a linguagem da criança, é vida, alegria, criatividade, por isso é tão gratificante recebê-los. "Nós como educadores acreditamos na ressocialização, no ser humano, que merece ter um horizonte para onde olhar, que sigam nesse projeto e tenham uma fonte de renda lícita, tudo isso é muito positivo", ressaltou.

As escolas receberam carrinhos, bonecos, bolas e jogos educativos, para serem utilizados nas aulas e em momentos de brincadeiras no ambiente escolar.

A Secretária da Semed enalteceu o sucesso da parceria com a Agepen. Foto: A Secretária da Semed enalteceu o sucesso da parceria com a Agepen. Foto: Tatyane Santinoni

A secretária Municipal de Educação, profª. Elza Fernandes, reforçou que a parceria possui um significado muito humanizado, que vai além de uma simples entrega de brinquedos. "Tem todo um carinho por trás desse trabalho, muitas dessas peças são usufruídas pelos próprios filhos desses internos; já passamos para eles os vídeos de algumas entregas que realizamos e sentimos a alegria no olhar deles", afirmou.

A secretária destacou ainda a confecção de roupas de ballet para as crianças, confeccionadas pelas mulheres em situação de prisão. "Então essa parceria deu muito certo e só tem aumentado, inclusive outros municípios e secretarias também já estão solicitando os parques", complementou.

Também estiveram presentes na entrega a secretária-adjunta da Semed, prof.ª Soraia Inácio; o superintendente de Políticas Pedagógicas, profº. dr Waldir Leonel; a Gerente da Educação Infantil, Isabel Corrêa e o vereador Professor Riverton.

*Com o texto de Tatyane Santinoni.