18 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

IRRESPONSABILIDADE

Fux determina retirada de bandeira "imperial" do Tribunal de Justiça do MS

Representação cita reiteradas manifestações públicas do desembargador Carlos Eduardo Contar com motivações político-partidárias

A- A+

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, determinou nessa segunda-feira (6.set) a retirada da bandeira imperial do mastro principal do pavilhão do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS).

A deliberação atende ao pedido em representação de membros do CNJ diante da conduta do presidente do TJMS, desembargador Carlos Eduardo Contar, que ordenou o hasteamento da bandeira do Brasil Ímpério entre os dias 6 e 10 de setembro e divulgou o ato como celebração ao Dia da Independência.

A decisão considerou que a bandeira hasteada não se insere entre os símbolos oficiais do Poder Judiciário brasileiro e, ainda, a necessidade de manutenção da neutralidade e imparcialidade do tribunal local. "A manutenção da situação relatada tende a causar confusão na população acerca do papel constitucional e institucional do Poder Judiciário, na medida em que o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul pretende diminuir os símbolos da República Federativa do Brasil", afirmou Fux em sua decisão.

A Constituição Federal estabelece a República como forma de governo no Brasil e o presidencialismo como sistema de governo. Além disso, a representação cita reiteradas manifestações públicas do magistrado com motivações político-partidárias, como na solenidade de sua posse na presidência do TJMS, no início do ano.

Os autos serão encaminhados à Corregedoria Nacional de Justiça para apuração de eventual responsabilidade disciplinar.

"CONTAR"

O presidente do TJMS causou polêmica em janeiro deste ano ao assumir o cargo. No discurso de posse, feito na época e que foi transmitido em tempo real pelo órgão em seu canal em uma rede social, ele fez críticas a algumas medidas restritivas de controle da Covid-19 que estavam em vigência e pedia o retorno ao trabalho normal.

Em um trecho do seu discurso o presidente do TJMS chegou a chamar de "irresponsável, covarde e picareta" àqueles que defendiam as medidas de prevenção a Covid.