18 de abril de 2024
Campo Grande 18ºC

"NOSSA ESCOLA CANTA MS"

Geraldo Espíndola leva repertório especial para Rio Brilhante

Artista se apresenta em programação específica para estudantes de uma escola da rede pública

A- A+

Na bagagem ele vai levar o seu violão, a inspiração e composições de ontem e de hoje, um repertório preparado especialmente para abrir a série de apresentações que compõem o Projeto "Nossa Escola Canta MS". É assim que Geraldo Espíndola desembarca em Rio Brilhante nesta quarta-feira (6.abr.22), para abrir mais uma temporada musical de sua carreira.

Desta vez, o cantor, compositor e músico protagoniza um projeto que é incentivado pelo Fundo de Investimentos Culturais (FIC), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Cultura (FCMS). As apresentações, agendadas com 10 municípios do interior, são exclusivas para os alunos das escolas previamente definidas. Alunos e alunas do Centro Educacional Municipal Criança Esperança II terão a oportunidade de ver e ouvir este que é um dos mais talentosos e consagrados artistas do País.  

NOSSA ESCOLA BANNER RIO BRILHANTE

O artista vai levar ao palco mais uma parcela de sua rica e celebrada lavra poética e musical, emoldurada por uma voz que está entre as mais importantes representações culturais do Estado, dentro e fora do País. Para o projeto, o repertório foi definido pelo olhar contemporâneo de Geraldo e sua sintonia com a proposta conceitual do FIC, que é abrir cada vez mais os horizontes de integração entre a sociedade e seus valores culturais e sociais.

As canções elencadas para as apresentações são estas: "Cuñataiporã", "Kikio", "Não Violência", "Tuiuiu Jaburu", "Deixei Meu Matão", "Na Solidão do Caipira", "Raça das Matas", "Forasteiro", "Pelo Rádio" e "Vida Cigana". Como se pode constatar, o repertório mescla títulos conhecidos, como as antológicas "Kikio" e "Vida Cigana", com obras mais recentes, entre as quais "Não Violência". O projeto tem a assinatura da Quiquiho produções.

A celebração e a defesa do amor, do meio ambiente e da paz estão vivas nas mensagens de cada uma dessas melodias. Em toda sua carreira Geraldo Espíndola percorre essa trilha de pensamentos universalistas. Com a inesgotável capacidade criativa, ele não só refina a simplicidade na beleza da letra e da melodia, mas dialoga com as pessoas para que todas conheçam a história da Moderna Música Popular Urbana de Mato Grosso do Sul e se unam para fortalecê-la e valorizá-la.

ESSÊNCIAS

O projeto pensou na espontaneidade do estudante para fazer suas perguntas ao mundo. Um pensamento que combina com as essências deste pedaço do extremo-oeste brasileiro, fértil e criativo na produção artística, banhado por mananciais de água e de culturas variadas que se distribuem por diferentes territórios e origens, do chão pantaneiro às elevações andinas, do pulsar ameríndio e fronteiriço aos diversos nichos civilizatórios que formam a identidade regional.

E esta identidade Geraldo Espíndola quer avivar e difundir. Cumpre o papel que cabe a um dos principais artífices da história da Moderna Música Urbana de Mato Grosso do Sul, culturalmente rica e arrebatadora, porém pouco divulgada na grande mídia. Com os estudantes este anseio ganha musculatura, fôlego e conteúdo para ter com a música uma ferramenta paradidática na conscientização dos valores que podem dar saúde ao planeta e propor um mundo mais humano, justo e igualitário.