03 de dezembro de 2020
Campo Grande 34º 23º

Isolamento

Sem medo, sul-mato-grossense ignora isolamento em meio a aumento de 67% de casos de Covid na ultima

Na última semana os casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso do Sul saltaram de 385 para 642, o que representa aumento de 66,7% no número de pessoas infectadas com o vírus entre os dias 11 a 19 de maio. Ao mesmo tempo que os números crescem, o isolamento social continua baixo em todas as regiões do Estado, abrindo caminho para o avanço do contágio.

O isolamento social de 38,1% mapeado nesta segunda-feira (18.5) deixou o Estado na 26° posição do ranking nacional. A mesma média vem sendo registrada pela In Loco nas duas últimas segundas-feiras do mês, com 37,9% no dia 11 e 38,4% para o dia 4, demonstrando grande movimentação nos municípios.

Mesmo tendo a maior incidência de casos a cada 100 mil habitantes do Estado, e já figurar na lista nacional, Guia Lopes da Laguna voltou a ter baixos índices de recolhimento. O distanciamento social mapeado nesta segunda-feira na cidade foi de 45,1%. O índice é praticamente o mesmo do dia 5 de maio, quando houve a confirmação dos primeiros casos da doença na cidade e apenas 44,1% da população estava em quarentena.

A baixa adesão ao isolamento social é um prato cheio para a transmissão comunitária do novo coronavírus, e o alerta tem sido feito diariamente pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). “Números cada vez maiores que nos preocupam, e tudo leva a crer que nos próximos dias vamos dobrar o número de casos. Estamos nesse processo contínuo e não há nenhum dado que sinalize que teremos uma data especifica para que os casos diminuam”, explicou o secretário Geraldo Resende, pedindo que as pessoas sigam as orientações da SES.

A taxa de isolamento social registrada nas cidades sul-mato-grossenses nesta segunda, varia entre 25,5% (Sete Quedas) a 51,5% (Figueirão). Em Campo Grande, a taxa média para o dia foi de 37,7%. O índice considerado ideal para reduzir a velocidade do contágio pelo novo coronavírus é de 70%. Confira aqui o ranking dos municípios.