26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

GRADUAÇÃO

Sisu UEMS 2022: 1.142 vagas em 58 cursos

A- A+

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), anunciou nesta sexta-feira (11.fev.22) 1.142 vagas em 58 cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu-UEMS 2022). O prazo para se inscrever pelo SiSU será de 15 de fevereiro até às 23h59min (horário de Brasília), do dia 18 de fevereiro. (A íntegra do edital). 

As vagas são para estudantes que concluíram o ensino médio em 2021. Os candidatos com melhor classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão selecionados, de acordo com suas notas no exame. 

Há uma Lista de Espera do Sisu para ingresso neste ano, sendo acompanhados pela PROE/UEMS, por meio da Comissão Permanente de Processo Seletivo (Copese).

Todas as informações referentes a este Edital e demais atualizações constarão no portal institucional da UEMS, no endereço www.uems.br/ingresso/sisu. O Resultado da Chamada Regular do SiSU será em 22/02. 

O candidato precisa ler o edital da UEMS para ver se cumpre os requisitos para disputar a vaga. A universidade avisa que a efetivação da inscrição implica no conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas no Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento.

Aqueles que tiverem internet limitada para a inscrição, podem ir até uma unidade da UEMS onde haverá rede ou uma máquina destinada exclusivamente para inscrição no edital. A Matrícula da Chamada Regular acontece de 23/02 a 08/03. 

INSCRIÇÃO

O candidato primeiro acessa o portal do Enem, com a senha e login criado ano passado. Caso tenha esquecido, só pedir "recuperação de senha". 

Após acessar o portal, verificar a nota, o candidato poderá se inscrever em até 2 cursos na faculdade que quiser. Nesse caso, os interessados na UEMS precisam ver quantas vagas há no curso desejado. No termo de adesão, verificar qual a pontuação para entrar no curso que concorrer. Veja as mais de 1,1 mil vagas AQUI.

Os resultados do Sisu 2022 serão válidos somente para ingresso no ano letivo de 2022 até o limite do número de vagas dos cursos. O início das aulas será em março de 2022, de forma presencial.

VAGAS RESERVADAS

Dentro do processo Sisu-UEMS 2022, em cumprimento ao disposto na RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 2.313, de 4 de agosto de 2021, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso será pelas modalidades de concorrência abaixo relacionadas:

  • a) por Acesso Universal (Vagas Gerais); e
  • b) por Regime de Cotas em seus cursos, sendo:
  1. I. 20% (vinte por cento) para candidatos(as) Negros/as (preto/a e pardo/a) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
  2. II. 10% (dez por cento) para candidatos(as) Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;
  3. III. 10% (dez por cento) para candidatos(as) Residentes em Mato Grosso do Sul.

Os/as candidatos/as deverão, obrigatoriamente, optarem pela vaga à qual desejam concorrer e verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos para concorrer às vagas reservadas em decorrência das seguintes Leis: Lei Estadual nº 5.541, de 15 de julho de 2020; a Lei Estadual nº 2.589, de 26 de dezembro de 2002; a Lei Estadual nº 2.605, de 6 de janeiro de 2003.

Tudo o que precisa saber sobre o edital da UEMS está neste link.