16 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

DECIDIR PARALISAÇÃO

Vídeo: caminhoneiros prometem ir à Brasília dia 18 de setembro

"Não tem nada a ver com Bolsonaro", alegam

A- A+

Grupos que representam a categoria de transporte terrestre feita por caminhoneiros prometem ir no próximo dia 18 de setembro à Brasília (DF), mas descartam que ação tenha realações com políticos. "Vamos organizar uma paralisação cobrando nossos direitos, não tem nada a ver com Bolsonaro, ou contra político a ou b. Nossa luta é pela nossa dignidade de trabalho", diz uma liderança coinhecida como Marcelinho.  

Marcelinho fez um vídeo desmentindo áudios que circularam em grupos bolsonaristas de que os caminhoneiros estariam se organizando para ato em 7 de setembro, quando apoiadores de Bolsonaro prometem fazer uma ato em Brasília em favor do presidente e contrários as instituições democráticas, como Supremo Tribunal Federal (STF).  

Em outro vídeo uma liderança conhecido pelo apelido 'Chorão', critica o uso da categoria como massa de manobra política. Ele ainda diz que Sérgio Reis não representa a categoria e alerta a população para não fazer depósitos em "contas de malandros" que chamam manifestação em favor de políticos.  

O MS Notícias mostrou que o deputado federal Nereu Crispim (PSL-RS), atual presidente da Frente Parlamentar dos Caminhoneiros e Celetistas, chamou o cantor Sérgio Reis de "canalha" e disse que "caminhoneiro não é gado ou massa de manobra". Veja aqui.  

Apesar das falas, há lideranças como Odilon Fonseca, do Mato Grosso, que vem incitando cidadãos a reações agressivas contras as instituições democráticas.

Em vídeos na internet Odilon chegou a dizer que iria como "cidadão" após ser alertando que ele não pode falar por toda a categoria, como vinha fazendo anteriormente. Odilon é bolsonarista e com frequência ataca as instituições democráticas, pedindo levantes da população, sempre em favor de Jair Bolsonaro e seguindo a cartilha de ódio nas redes. Outros radicais a frente de movimentos de extrema direita no Paraná também se únem aos dicursos de ódio contra as instituições e aqueles que não compartilham de suas ideologias.  

A principal crítica dos caminhoneiros é que quando Sérgio Reis foi deputado nada fez pela categoria.  O cantor foi Deputado(a) Federal de 2015 a 2019 pelo PRB de São Paulo. Reis fez parte da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - CAPADR - onde coordenou políticas públicas em favor dos grandes produtores de gado e grão, de acordo com ops caminhoneiros, os fazendeiros são os principais exploradores de mãos de obra da categoria.