24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

SITUAÇÃO INTERNACIONAL | AFEGANISTÃO

VÍDEO: Pessoas tentam fugir de Cabul penduradas em avião após Taleban tomar o poder

Grupo extremista anunciou que território voltará a se chamar Emirado Islâmico do Afeganistão

Durou cerca de três meses o período entre a retirada efetiva das tropas norte-americanas, do Afeganistão, para o Taleban lançar sua ofensiva mais forte e tomar novamente a capital, Cabul, fato que aconteceu pela primeira vez há 25 anos, em 1996. 

Conhecido como um grupo radical fundamentalista islâmico, foram menos de três semanas de campanha militar para derrubar o governo do Afeganistão, sem resistência dessa vez, ainda que tiroteios pudessem ser ouvidos na madrugada deste domingo (15.ago.2021). 

Com o Palácio Presidencial tomado, o grupo pediu a rendição do governo. Esse foi o sinal para que estrangeiros começassem a evacuar o país e cenas de civis tentando se pendurar em um avião da Força Aérea dos EUA, em busca de fuga foram registradas. Segundo informações do portal O Povo Online, pelo menos cinco pessoas morreram em meio ao caos no aeroporto de Cabul. 

IMAGENS FORTES

Outro vídeo mostra o momento em que é possível ver uma pessoa caindo de um dos aviões que deixava o aeroporto de Cabul. Imagem forte pode ser gatilho. 

Ashraf Ghani, até então presidente do país, ainda tentou negociar com os invasores, que prometeram moderação para incrédulos interlocutores ocidentais, segundo a Folhapress. "Queremos uma transição pacífica", afirmou à rede BBC um porta-voz taleban, Suhail Shaheen.

Com o Taleban vencendo a guerra, ainda no fim da manhã, pelo horário Brasileiro, o presidente que era visto como uma marionete das forças ocidentais deixou o país. 

"Os talebans ganharam. Agora, são responsáveis pela honra, pela posse e pela autopreservação do seu país", escreveu o presidente afegão. Ele não informou para onde fugiu, mas informações da rede Al Jazeera apontam que ele está no Uzbequistão.

Com isso, o grupo radical anunciou que o país deve voltar a se chamar "Emirado Islâmico do Afeganistão". 

HISTÓRIA

O grupo foi fundado em 1994, no norte do Paquistão, após a retirada de tropas da antiga União Soviética do país ao qual faz fronteira, o Afeganistão. Dois anos depois, houve então a captura de Cabul e derrubada do regime do presidente Burhanuddin Rabbani, quando é instituído o Emirado. 

Esse poder durou cerca de cinco anos, até o colapso do regime em 2001, com os ataques feitos pelos EUA (numa coalizão militar após o 11 de setembro). Os americanos alegavam que o Taleban era responsável por proteger a rede Al Qaeda, responsável pelo ataque. 

Em 2012 o grupo realiza um de seus ataques de maior repercussão internacional, após novamente se organizar no Paquistão. Malala Yousafzai, estudante paquistanesa, com 14 na época, é baleada pelo grupo por se opor publicamente ao Taleban. 

Oito anos depois vem um acordo de paz histórico com os EUA, já que o país ainda mantinha tropas havia quase duas décadas. Em outubro de 2020 o republicano Donald Trump, então presidente, anuncia a retirada das forças americanas.

Sob o comando de Joe Biden, os EUA iniciam a retirada de tropas em maio de 2021 e em agosto o Taleban inicia sua ofensiva. 

** (Com informações O Povo Online e Agência Folhapress). 

 lançada na ALEMS com trilha musical e muitas doações
CAMPANHA DO AGASALHO
há 7 horas

lançada na ALEMS com trilha musical e muitas doações

Com escopeta, médico e a mãe invadem casa e executam idosos (vídeo)
PEIXOTO AZEVEDO (MT)
há 9 horas

Com escopeta, médico e a mãe invadem casa e executam idosos (vídeo)

Em Brasília, Zeca e Vander pedem reorganização da estrutura da Funai em MS
GOVERNISTAS
há 10 horas

Em Brasília, Zeca e Vander pedem reorganização da estrutura da Funai em MS

Com Vander, Soraya e Adriane, Riedel lança programa que reoxigena a gestão municipalista em MS
OLHAR REPUBLICANO
há 13 horas

Com Vander, Soraya e Adriane, Riedel lança programa que reoxigena a gestão municipalista em MS

"MS Ativo Municipalismo" propõe R$ 8,2 bilhões em investimentos
COOPERAÇÃO
há 14 horas

"MS Ativo Municipalismo" propõe R$ 8,2 bilhões em investimentos

Professor Gabriel é achado morto no Parque em Dourados
ACHADO DE CORPO
há 15 horas

Professor Gabriel é achado morto no Parque em Dourados