28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

VIII NOITE CULTURAL ESPECIAL

Apresentações artísticas por crianças com deficiência acontece no interior de MS

704 alunos de 30 unidades escolares se apresentam amanhã

A- A+

Nesta quarta-feira, 27, a partir das 19 horas, o Salão de Eventos da Unigran vai ser palco da VII Noite Cultural Especial, com o tema Show de Talentos. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Núcleo de Educação Especial (Nuedesp), professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das salas de recursos multifuncionais das escolas e centros de educação infantil da Rede Municipal de Ensino, juntamente com as equipes escolares das unidades nas quais atuam.

A realização tem como objetivo promover um espaço de inclusão artística e cultural, promovendo a reunião de alunos com e sem deficiência, das escolas municipais e Ceim’s, para apresentações culturais de várias modalidades, como canto, dança, dramatização, entre outros. A Reme conta atualmente com 704 alunos com deficiência matriculados nas escolas e Ceim’s.

A proposta é incluir crianças com deficiência no universo de outras crianças de forma que saibam lidar umas com as outras respeitando as limitações e diferenças, quebrando paradigmas e demonstrando que potencialidades podem ser desenvolvidas quando as oportunidades são oferecidas.

De acordo com a professora Wanda Regina Calabretta Staut, coordenadora do Núcleo de Educação Especial, o tema do evento deste ano – Show de Talentos – foi pensado e escolhido pelo grupo do AEE, com o “propósito de evidenciar nas apresentações os talentos de cada participante, oportunizando em um momento único, um espaço de expressão, onde as potencialidades dos alunos atendidos pela Educação Especial sejam valorizadas pela sociedade douradense”.

Serão 15 apresentações artísticas no palco, envolvendo 30 unidades escolares, escolas e Ceim’s. Haverá um elenco de 272 alunos nas apresentações no palco, mais professores AEE, professores AE e estagiários.

Durante o evento também ocorrerá o lançamento de um livro, de autoria de um aluno autista.

A organização espera a presença de um público maior ainda que o do ano passado, quando aproximadamente 1.300 pessoas assistiram às apresentações.

A VIII Noite Cultural Especial tem apoio do CEIA – Centro de Integração do Adolescente Dom Alberto, Pestalozzi e Unigran.

*Com assessoria.