19 de maio de 2024
Campo Grande 18ºC

INTERNACIONAL | HIGHLAND PARK (IL)

Identificada a 1ª vítima de massacre nos EUA

Vítima usava andador e não teve chance de esquivar-se dos tiros

A- A+

Nicolás Toledo, de 78 anos, estava sentado em um andador para assistir ao desfile de 4 de julho no município de Highland Park, no Condado de Lake, no estado de Illinois (EUA), nesta segunda-feira, quando foi alvejado "nas costas e na cabeça", disse sua filha, Josefina Toledo, ao site The Daily Beast

"Todos nós nos jogamos no chão...Meu pai, como é difícil para ele andar… ele estava sentado em seu andador e foi atingido", lamentou.  

O idoso foi uma das seis pessoas assassinadas por Robert Eugene Bobby Crimo III, um rapper de 22 anos, que foi preso por volta das 18h40 desta segunda, 8h após promover o massacre usando um rifle. O atentado ocorreu durante o desfile do 4 de julho, data em que se celebra a Independência americana.  Mostramos vídeos do momento do ataque em recentes reportagens aqui no MS Notícias.  

Ir ao desfile era uma tradição familiar e segundo Josefina, depois de terminada a marcha, ela o pai e demais familiares se reuniriam em casa para continuar a celebrar o feriado.

"Estávamos todos muito felizes esperando o desfile quando, de repente, o tiroteio começou", narrou a orfã de pai.  

Entre as dezenas de feridos por balas de fuzil de alta potência estava o namorado de uma das sobrinhas de Josefina. Ele está hospitalizado em estado estável, mas enfrenta uma cirurgia para remover a bala perto de seus pulmões. "Não há mais um lugar seguro", opinou Josefina. 

A vítima morava em Morelos, no México, antes de se mudar para os EUA com o filho para encontrar trabalho em meados dos anos 80, e depois voltou para seu país natal para aproveitar seus anos dourados.

Ele voltou para Illinois há três meses para uma visita prolongada com sua enorme família em Highland Park.

Josefina Toledo disse ao The Beast que seu pai era mais feliz quando estava andando de barco, pescando e caçando na pequena cidade de Nexpa. Mesmo quando ele morava em Illinois, seus filhos o levavam para caçar. A família planeja enviar seu corpo de volta ao México para o enterro.