28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

INTERIOR

"Irmão do Lula" morre em Mato Grosso do Sul

Damião era vigia aposentado no fronteira

A- A+

Damião Inácio da Silva, suposto irmão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), morreu aos 85 anos, na quarta-feira (13.jul.22), em Ponta Porã (MS).

O morador foi apresentado a Lula em 2004, durante uma visita do então presidente da República ao Assentamento Itamarati. Lula voltou ao Itamarati — maior complexo de assentamentos do país — em 2016, na época, moravam lá, cerca de 17 mil camponeses.  

Segundo a família, Damião era vigia aposentado do município e estava com a saúde debilitada desde que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Na tarde de quarta-feira (13.jul), foi internado com quadro de baixa pressão arterial. Teve uma piora no quadro, foi intubado e faleceu às 18h no Hospital Regional Dr. José de Simone Netto. 

ENCONTRO COM LULA

No encontro com Lula em 2004, a família de Damião entregou vários documentos para comprovar que o morador de Ponta Porã era irmão do presidente. A irmãdade seria por parte de pai, então, o pai de Damião seria Aristides Inácio da Silva. A mãe de Lula é Eurídice Ferreira de Melo, a dona Lindu.

Apesar das afirmações de Damião, nunca restou comprovado a irmandade. 

Damião chegou a acrescer ao nome de dois dos seus 8 filhos, uma homenagem ao ex-presidente. Os filhos gêmeos de 29 anos se chamam: Alberto Inácio da Silva e Adauto Inácio Lula da Silva, ambos formados em direito. 

Alberto escreveu sobre a partida do pai: "Meu Pai hoje o senhor se foi.. não tive na infância o seu carinho, a sua presença na escola, no meu crescimento, nunca tive mágoa de ti, aliás, tenho orgulho, pois, sem você eu não estaria nessa terra.. não pude te ajudar como eu sempre falava para mãe..onde um dia queria chegar e te dar orgulho...Mesmo sem sua presença o amor de um filho jamais termina... Que Deus te receba... até um dia #lutoVai com Deus Pai. (sic)", despediu-se no Facebook. 

Familiares informaram que o corpo de Damião foi velado nesta quinta-feira (14.jul) e sepultado no cemitério Pax Primavera no fim da tarde.