22 de maio de 2024
Campo Grande 25ºC

UNIVERSO

Nasa lança a 1ª imagem real do universo distante já capturada pelo homem

Agência mostra a Biden as primeiras imagens coloridas capturadas

A- A+

O Telescópio Espacial James Webb da agência espacial norte-americana (NASA) produziu a imagem infravermelha mais profunda e nítida do universo distante feita até hoje. A imagem foi aprsentado ao presidente Joe Biden durante um evento na Casa Branca na segunda-feira, 11 de julho de 2022. 

O aglomerado de galáxias SMACS 0723, como ele era há 4,6 bilhões de anos. 

A massa combinada deste aglomerado de galáxias atua como uma lente gravitacional, ampliando galáxias muito mais distantes atrás dele. O NIRCam de Webb trouxe essas galáxias distantes para um foco nítido – elas têm estruturas minúsculas e fracas que nunca foram vistas antes, incluindo aglomerados de estrelas e características difusas. Os pesquisadores em breve começarão a aprender mais sobre as massas, idades, histórias e composições das galáxias, à medida que Webb procura as primeiras galáxias do universo.

A Nasa que o Webb é um pedaço do céu aproximadamente do tamanho de um grão de areia mantido à distância de um braço por alguém no chão - e revela milhares de galáxias em uma pequena lasca do vasto universo

A NASA e seus parceiros lançarão a série completa das primeiras imagens e dados coloridos de Webb, conhecidos como espectros, terça-feira, 12 de julho, durante uma transmissão de TV da NASA ao vivo.

JAMES WEBB

O sensor de orientação fina da Webb fornece uma visualização fortuitaO sensor de orientação fina da Webb fornece uma visualização fortuita

O telescópio é um observatório espacial desenvolvido pela Nasa para dar continuidade às descobertas do Hubble.

James Webb foi lançado ao espaço em 25 de dezembro de 2021, a partir da cidade de Kourou, na Guiana Francesa.

Depois de entrar em órbita, passou por 6 meses de preparação até estar pronto para o uso em pesquisas e trabalhos científicos.

O telescópio James Webb foi batizado em homenagem a James E. Webb (1906- 1992), a 2ª pessoa a chefiar a Nasa.