25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

GUERRA | INTERNACIONAL

Quase 100 crianças foram mortas na Ucrânia só em abril, diz Unicef

Os números reais podem ser maiores

A- A+

Quase 100 crianças foram mortas por russos durante ataques miliatres a Ucrânia apenas durante o mês de abril de 2022, mas os números reais podem ser significativamente maiores, disse o fundo das Nações Unidas para a infância.

A guerra na Ucrânia representa uma ameaça imediata e crescente à vida e ao bem-estar dos 7,5 milhões de crianças e adolescentes do país.

O vice-diretor executivo do Unicef, Omar Abdi, falava no conselho de segurança da ONU:

Apenas no mês passado, a ONU verificou que cerca de 100 crianças foram mortas, e acreditamos que os números reais sejam consideravelmente maiores.

A guerra na Ucrânia está criando uma “crise de proteção e direitos da criança”, alertou.

Mais crianças ficaram feridas e enfrentaram graves violações de seus direitos, milhões mais foram deslocadas.

Abdi também exigiu o fim do bombardeio de escolas ucranianas, acrescentando que uma em cada seis escolas apoiadas pelo Unicef no leste da Ucrânia havia sido “danificada ou destruída” na semana passada.

Ele disse:

Centenas de escolas em todo o país foram atingidas por artilharia pesada, ataques aéreos e outras armas explosivas em áreas povoadas.

Até 8 de maio, mais de 5,8 milhões de refugiados haviam fugido da Ucrânia, cerca de metade deles crianças e adolescentes.  

A Unicef sustenta: 

 As crianças e os adolescentes que fogem da guerra na Ucrânia também correm maior risco de tráfico e exploração de seres humanos.

Enquanto isso, ataques com armas explosivas continuam se aproximando de áreas urbanas povoadas, atingindo cada vez mais lares de meninas e meninos, escolas, hospitais, sistemas de água, usinas de energia e locais onde civis buscam abrigo.

PARA DOAR 

O UNICEF está trabalhando com parceiros para alcançar crianças, adolescentes e famílias vulneráveis com serviços essenciais – incluindo saúde, educação, proteção, água e saneamento – bem como suprimentos que salvam vidas.

Para doar CLIQUE AQUI e envie sua contribuição.