20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

MIGRANTES ASFIXIADOS

Sobe para 50 o número de mortos achados asfixiados em caminhão

22 mexicanos, 7 guatemaltecos e 2 hondurenhos já foram identificados

A- A+

Subiu para 50 o numero de migrantes mortos em uma carreta (18 rodas) que estava estacionada na estrada Southwest Side, em San Antonio, no Texas (EUA). É uma "horrível tragédia humana", que está sendo chamada de o maior evento de vítimas em massa na história de San Antonio, disseram as autoridades.

Ontem (27.jun.22), por volta das 18h (nos EUA), quarenta e seis corpos foram encontrados no interior de da carreta. As autoridades acreditam que eles foram asfixiados pelo calor, quando as temperaturas ultrapassaram 37,7°C fora — 65°C dentro da carereta — na segunda-feira (27.jun.22), de acordo com o chefe dos bombeiros de San Antonio, Charles Hood. 

Inicialemente, 16 pessoas foram resgatadas com vida e levadas ao hospital, entre elas, 4 crianças. Entretanto, dois pacientes levados para o Baptist Medical Center, no centro da cidade, foram declarados mortos nesta terça-feira (28.jun). 

O Secretário de Relacções Exteriores do México, Marcelo Ebrard C, atualizou o número de mortos há 2h nesta terça. 

— Eu atualizo as informações do Texas fornecidas pelas autoridades dos EUA. 50 falecidos. 22 mexicanos. 7 guatemaltecos. 2 hondurenhos. Os demais ainda não foram identificados. Estamos de luto. Enorme tragédia. O México se une às investigações nos EUA, coordenadas com o DHS. 

Ebrard C. disse ainda nesta manhã que uma reunião foi confirmada dos presidentes López Obrador e Joe Biden para 12 de julho. — A agenda já foi acertada com o secretário de Estado Antony Blinken e a equipe da Casa Branca. Estaremos informando.

ACHADOS

As equipes de resgate disseram que os sobreviventes estavam sensíveis ao toque a pele e “fracos demais” para se moverem sozinhos.

O chefe de polícia de San Antonio, William McManus, disse que as pessoas provavelmente faziam parte de uma tentativa de contrabando de migrantes, mas seus países de origem são desconhecidos no momento.