23 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

AUDIOVISUAL | FMIC 2019

TransCine; Filme ao ar livre, por cinco parques da Capital até o fim de novembro

Em celebração, projeto de quase uma década, leva ação e cultura para cinco locais de Campo Grande

A- A+

Parte dos contemplados do FMIC de 2019, que ficaram impossibilitados de executar qualquer ação no seguinte ano pandêmico, o cineclube "TransCine - Cinema em Trânsito" inicia na 6ª feira (1º.out.2021) a edição Parques de Campo Grande, com exibições e oficinas que se estendem até o fim de novembro. 

"O TransCine vai fazer nove anos de existência em novembro. Esse é um projeto de 2019 do FMIC e agora, que veio essa abertura para começar a fazer as atividades culturais na cidade, estamos correndo contra o tempo, pois temos que executá-lo até dezembro", explica uma das idealizadoras, Mariana Sena.

Contemplados pela ação no mês de outubro estão: o parque do Tarsila do Amaral (1º, 02 e 03); na Praça do José Abrão (15, 16 e 17 de outubro) e Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena (dias 29, 30 e 31). 

Em novembro ainda estão programadas exibições no Parque Ayrton Senna (12, 13 e 14) e Jacques da Luz (26, 27 e 28).

"Começa em 1º de outubro, a primeira exibição do projeto que chama "TransCine-Cinema em Trânsito, edição Parques da Cidade". Estaremos em cinco pontos, com exibição de filmes, oficinas de linguagem audiovisual para a comunidade", comenta ainda Mariana.

Serão exibidos filmes do início do cinema, produções do fim do século 19 e início do século 20: documentários dos irmãos Lumiére; Viagem à Lua, de George Méliés; O Homem com a Cabeça de Borracha, de George Méliés; O Grande Roubo do Trem, de Edwin Porter; As Consequências do Feminino, de Alice Guy; O Diário de Glumov, de Sergei Eisenstein; e Um Cão Andaluz, de Luis Buñuel e Salvador Dalí.

Aliado à curtir um cinema ao ar livre, todos os fins de semana do projeto também trazem oficinas de linguagem audiovisual, que serão ministradas por Gabriel Lima, que é arte educador, assim como outros cineastas do TransCine. 

Com formato dinâmico, visando a inclusão, será oferecido ainda um guia de linguagem audiovisual aos inscritos. 

Informações estão disponíveis nas redes sociais do projeto: Facebook (@transcinecg) e Instagram (@transcinecg), ou pelo whatsapp 67 98413-3442.