24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

REPERCUSSÃO

AGORA: "Ninguém fechará esta corte", crava Fux

Fux chamou atenção para os falsos profetas do patriotismo

A- A+

O presidente da Corte, Luiz Fux, deu um duro alerta e afirmou que que o Supremo “não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões” e emendou apontando "crime de responsabilidade".

A resposta ocorre após o presidente Jair Bolsonaro ameaçar descumprir ordens judiciais proferidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Corte presidida por Luiz Fux.

– O Supremo Tribunal Federal também não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões. Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do Chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional – disse o presidente do STF.

Fux chamou atenção para os falsos profetas do patriotismo. Ele disse que Jair Bolsonaro se aproveita da política do caos.

– Ninguém fechará esta Corte. Nós a manteremos de pé, com suor e perseverança. No exercício de seu papel, o Supremo Tribunal Federal não se cansará de pregar fidelidade à Constituição e, ao assim proceder, esta Corte reafirmará, ao longo de sua perene existência, o seu necessário compromisso com a democracia, com os direitos humanos e com o respeito aos poderes e às instituições deste país – disse.

O ministro disse que ofender a honra dos Ministros, incitar a população a propagar discursos de ódio contra a instituição do Supremo Tribunal Federal e incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas, ilícitas e intoleráveis.

“Que não podemos tolerar em respeito ao juramento constitucional que fizemos ao assumir uma cadeira na Corte”, disse. Fux ainda elogiou a pacificidade das manifestações, mas disse que não se pode jogar o povo contra o povo, ou mesmo, jogar o povo contra instituições. De acordo com Fux, Bolsonaro pode estar contribuindo para um clima de caos no País.