15 de abril de 2021
Campo Grande 33º 19º

MULHERES

Camila Jara torna-se representante da Procuradoria Especial da Mulher

Composição da procuradoria foi empossada na manhã desta 2ª feira, contando com discurso de Simone Tebet

Na data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Câmara Municipal de Campo Grande empossou, na manhã desta 2ª feira (08.mar.2021) a nova composição da Procuradoria Especial da Mulher, com a nomeação de Camila Jara (Procuradora), João César Mattogrosso (1º Procurador Adjunto), Betinho (2º Procurador Adjunto), Papy (3º Procurador Adjunto) e William Maksoud (4º Procurador Adjunto).

Já na sessão da última quinta-feira (04), houveram mudanças na composição da Procuradoria aprovadas pelos parlamentares. Agora, na ausência de vereadoras, podem ser empossados como procuradores vereadores homens e mulheres funcionárias da Casa. Fica assim estipulado que, todo Projeto de Lei que pode impactar direta ou indiretamente mulheres terá que passar obrigatoriamente pela Procuradoria da Mulher, que, ainda, terá orçamento anual destinado pela Mesa Diretora e irá representar a Câmara em eventos nacionais e internacionais destinados para as políticas de valorização da mulher.

“O vereador Carlão sempre foi muito parceiro em todas as pautas relacionadas às mulheres. Se colocou à disposição e qualquer estrutura que a gente precise, vamos ter. É isso que está acontecendo hoje. É importante essa estrutura para que não seja apenas o meu mandato. Eu tenho direito a fala a todo momento e estou aqui para escutar a cada uma de vocês, que têm muito a contribuir nessa luta”, argumentou a Procuradora da Mulher, vereadora Camila Jara.

Presidente da Casa de Leis, Carlos (Carlão) Agusto Borges garantiu a distribuição de recursos para que as políticas públicas para as mulheres sejam devidamente debatidas e discutidas, dizendo que a "Câmara vai fazer existir a Procuradoria de verdade". "Vai dar ênfase para que ela seja modelo em todo o Brasil. A vereadora Camila Jara terá apoio da Mesa Diretora para tudo que ela julgue necessário”, expôs ele. 

“Em nome do vereador Carlão, parabenizo a Câmara pela sensibilidade e por entender a importância da criação de mais um espaço de discussão, que é essa Procuradoria. Parabéns a você, Camila, e conte conosco. Levem nossos agradecimentos aos outros 27 vereadores que aqui estão. Deixo essa mensagem de otimismo, pois nossa luta é árdua, mas é justa, pelo fim da discriminação, da violência contra a mulher, pela igualdade de gênero e pelo empoderamento da mulher. Somos iguais aos homens e juntos poderemos construir uma cidade mais justa, mais humana e mais fraterna”, discursou a senadora Simone Tebet, que participou do ato.

Essa procuradoria - que tem como bandeira a criação de um Fundo Municipal dos Direitos da Mulher - ficará responsável por realizar o acompanhamento especializado para mulheres vítimas de violência doméstica ou sexual, a articulação para que existam mais Delegacias da Mulher no município.