MS Notícias

segunda, 30 de maro de 2020

RECONHECIMENTO

Campo Grande é uma das 59 cidades do mundo mais arborizadas

O recebimento do selo “Tree Cities of the World” foi anunciado pelo senador Nelsinho Trad (PSD/MS) na tribuna e ganhou elogio da senadora Simone Tebet (MDB/MS) pela sua atuação como prefeito na Capital

Por: AGÊNCIA SENADO19/02/2020 às 07:54
ComentarCompartilhar
Foto: Reprodução/Senado

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) ocupou a tribuna nesta terça-feira para divulgar que Campo Grande foi reconhecida no início deste mês como uma das 59 cidades do mundo com o selo “Tree Cities of the World” (Cidades Arborizadas do Mundo) pela Arbor Day Fondations. “Essa é a maior organização não governamental do mundo da área de arborização urbana, com sede nos Estados Unidos.

É um dos reconhecimentos mundiais mais importantes porque também é avaliado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAQ). Campo Grande foi a única capital do Brasil a receber o selo, e entre as cidades brasileiras, se junta a São Carlo (SP)”, comentou o senador. 

Segundo o parlamentar campo-grandense, esse tipo de “selo” concedido às cidades existe desde 2018, e depois de ter se candidato, Campo Grande teve que atender a rigorosos quesitos. “Um conselho específico para a arborização;  lei especial de manejo e conservação de árvores e florestas; inventário das árvores e um Plano Diretor de Arborização; espaço no orçamento anual para o setor de arborização e floretas e uma data comemorativa anual que tenha o poder de mobilizar a população sobre a conservação das florestas e o meio ambiente”, explicou o senador. 

A condecoração para Campo Grande deixou o senador orgulhoso por esse reconhecimento, porque promoveu ações específicas para garantir a qualidade da arborização de Campo Grande e a preservação das nossas árvores que culminaram com este selo. “Criamos o Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), em março de 2009, e também a Lei Complementar Municipal N°.184/2011, que dispõe sobre o Plano Diretor de Arborização Urbana do município de Campo Grande”, recordou.

O senador lembrou ainda que, na época, eram 153.122 árvores nas vias urbanas da cidade. “Inauguramos o Viveiro Flora Do Cerrado em 21/09/2010 para atender a demanda de arborização da Prefeitura em praças, passeios públicos, nascentes e doação à população”, disse o senador.

As áreas verdes em Campo Grande no fim da gestão de Nelsinho Trad tiveram crescimento de 69 para 323 hectares e foi feito o plantio de mais de 10 mil árvores em um ano através do projeto Via Verde. Durante o discurso do senador Nelsinho Trad, a senadora Simone Tebet (MDB/MS) pediu licença para dar parabéns ao parlamentar e chamá-lo “prefeito Nelsinho Trad” pelas ações em favor do meio ambiente e, também, recordou com saudosismo de outros prefeitos e destacou a atuação do atual prefeito Marquinhos Trad. “Quero cumprimentar a todos vocês que souberam cuidar da Cidade Morena e como gestores colocaram a conscientização ambiental nas escolas”, destacou a senadora Simone Tebet. 

No fim do discurso, o senador Nelsinho Trad agradeceu a senadora Simone Tebet e se emocionou ao prestar homenagem ao trabalhador Antônio de Andrade, que cuidava do viveiro em Campo Grande. A capacidade de produção do viveiro era de aproximadamente 1 milhão de mudas por ano, em 5.000 m². “Só eu sei o quanto esse homem é dedicado ao viveiro, Seu Antônio merece a coroa que Campo Grande acaba de conquistar”, enfatizou o senador Nelsinho Trad.
 

Deixe seu Comentário

TV MS

27 de maro de 2020
Isolamento vertical ocasionará genocídio, diz Fábio Trad
Isolamento vertical ocasionará genocídio, diz Fábio Trad

Últimas Notícias

Ver Mais Notícias
MS Notícias - Sua referência em jornalismo no Mato Grosso do SulRua José Barnabé de Mesquita, 948
CEP 79100.200 - Vila Duque de Caxias
Campo Grande/MS
 (67) 99309.8172

Editorias

Institucional

Mídias Sociais

© MS Notícias. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Plataforma