19 de maio de 2024
Campo Grande 20ºC

MINISTROS DE LULA

Quem é Alexandre Silveira

A- A+

O senador mineiro Alexandre Silveira (PSS), será ministro de Minas e Energia do governo Lula (PT). O anúncio foi feito na 5ª.feira (29.dez.22). 

Alexandre Silveira nasceu na cidade de Belo Horizonte e tem 52 anos. É casado com Paula Lucia Silveira, com quem tem 2 filhos. É formado em direito pela Fundação Educacional Monsenhor Messias.

Em sua carreira profissional, atuou como delegado da Polícia Civil no interior do Estado. Em 2003, assumiu o cargo de Coordenador geral da 6ª Unidade de Infraestrutura Terrestre do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e promovido a diretor-geral do órgão em 2006. Se candidatou a deputado federal pelo seu Estado pela 1ª vez em 2002, mas perdeu a disputa. Na eleição seguinte se candidatou ao cargo novamente, se elegendo com 147.663 votos. Em 2010, foi reeleito com 199.418 dos votos no Estado.

Aliado do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSB/MG), o futuro ministro de Minas e Energia era suplente de Antonio Anastasia (PDS). Assumiu a vaga depois da nomeação de Anastasia como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), em fevereiro.