19 de maio de 2024
Campo Grande 17ºC

MINISTRA DE LULA

Quem é Ana Moser

A- A+

Ana Beatriz Moser, ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica de 54 anos, foi anunciada na 5ª.feira (29.dez.2), como ministra do Esporte do governo Lula (PT). 

Nascida em Blumenau (SC), conhecida apenas como Ana Moser jogou como atleta profissional do vôlei por 15 anos.

Ela começou a jogar vôlei aos 7 anos de idade e com apenas 16 anos transferiu-se para São Paulo, após ter sido convocada pela primeira vez para a seleção infanto-juvenil. Integrou a seleção adulta em 1987, e participou como titular com a camisa 2 dos Jogos Olímpicos de Seul, em 1988, e de Barcelona em 1992.

Na função de ponteira, fez parte do time que ganhou a 1ª medalha olímpica do vôlei feminino brasileiro.

Moser conquistou medalhas nas categorias de base da seleção brasileira e por esta também disputou três edições dos Jogos Olímpicos, sendo medalhista em Campeonato Mundial, Copa do Mundo, Copa dos Campeões e Jogos Pan-Americanos. 

Após as Olimpíadas, afastou-se da seleção, liderando um boicote contra o técnico Wadson de Lima. Retornou ao grupo no final de 1993, com a entrada de Bernardo Resende. A partir de então, tornou-se uma das principais armas ofensivas da equipe durante toda a década de 90. 

Ela ganhou notoriedade ao longo de sua carreira, ao superrar adversidades como quatro intervenções cirúrgicas. Ela também teve de submeter-se a incontáveis tratamentos fisioterápicos de forma a estar em condições de cumprir seus compromissos profissionais.

Ela aposentou-se do esporte em 1998. Dois anos mais tarde, em 2001, ela fundou o Instituto Esporte e Educação, do qual é presidente há 20 anos.

Segundo o site do instituto, o objetivo da iniciativa é “desenvolver e disseminar a metodologia do esporte educacional e ampliar e qualificar a prática de educação física e esporte em todo o Brasil”