19 de junho de 2021
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Alimentação

Veja quantas frutas deve comer por dia para não engordar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer cinco porções de frutas por dia

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Especialistas afirmam: frutas são essenciais para a dieta e para a saúde. Mas o importante da questão é de que forma você consome, pois isso faz toda a diferença e o exagero pode transformar as frutinhas em vilãs para o corpo. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer cinco porções por dia. Veja a seguir a quantidade da porção que você deve consumir e se o suco entra nessa história.

O que é uma porção de fruta

Uma porção é calculada pelas calorias dos alimentos, onde cada porção equivale a cerca de 60 ou 70 calorias (relativo a uma dieta de 2 mil calorias diárias). Como não é possível saber isso sozinha, é preciso usar a intuição para chegar a uma média. Na galeria, veja o que seria uma porção de cada fruta, segundo indicações da nutricionista Sonia Tucunduva dadas no programa Bem-Estar, da Rede Globo.

Um copo de suco é uma porção de fruta?

Os sucos podem ser perigosos, já que, muitas vezes se usa mais do que uma porção de frutas para preparar um copo. É o caso do suco de laranja, por exemplo, que precisaria de ao menos três laranjas para preparar a bebida. Nesse caso, a pessoa consumiria três das cinco porções diárias recomendadas em apenas um copo da bebida.

Ademais, o suco é uma opção mais calórica e com menos fibras do que a fruta in natura, e também pode pedir pela adição de açúcar ou adoçante. Por isso é sempre mais indicado comer uma porção de fruta. Caso não tenha como consumi-las, o suco pode ser uma alternativa – desde que respeite a quantidade ideal indicada pela OMS.

A conta é bem simples. Frutas unitárias de tamanho médio, como maçã, banana e pera, por exemplo, podem ser consideradas uma porção. Frutas maiores como mamão, melão ou melancia, têm em uma fatia as calorias necessárias da porção. Já frutinhas pequenas, que vêm em cachos, como as uvas, podem ser consumidas de 10 a 12 frutos por porção. 

Uma porção de abacaxi= 2 fatias finas ou 1 grossa de abacaxi

Uma porção de banana = 1 banana

Uma porção de mamão = Metade de um mamão papaya ou 1 fatia de mamão formosa

Uma porção de maga = metade de uma manga

Uma porção de melão = 1 fatia de melão

Uma porção de morango = 10 a 12 morangos

Uma porção de pera = 1 pera

Uma porção de uva = 10 a 12 uvas

Salada de frutas = 1 pote pequeno equivalente a uma porção

 

*Com informações do Bolsa de Mulher