28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

CASO LÁZARO

Buscas por Lázaro entram no 16º dia e presença de policiais em estradas de terra é reduzida

Depois de mobilizar 200 policiais, agora, responsáveis pela operação reavaliam as estratégias e apostam mais em informações.

A- A+

Suspeito de matar cinco pessoas nas últimas semanas, Lázaro Barbosa aterrorizou o Centro-oeste e, descrito como psicopata serial, segue em fuga pela facilidade de esconder-se em matas, dormindo em árvores, além de suas habilidades de caça. A perseguição ao acusado de matar uma família no DF entrou em seu 16º dia nesta hoje (24.jun.2021) .

Desde o dia 9 de junho, segue em fuga por mais de 80 km, quando saiu do Distrito Federal até o Estado de Goiás, passando pelas localidades de Ceilândia; Águas Lindas; Girassol; Edilândia e Cocalzinho, tem mobilizado um forte contingente policial que ainda não conseguiu definir o paradeiro do criminoso.

Com tiros e golpes de faca, Lázaro matou em Ceilândia (DF), no dia 9 de junho, Cláudio Vidal e sua família, sendo que o corpo da esposa, Cleonice de Andrade só foi encontrado dias depois, por ter sido sequestrada, achado em região de córrego.

Um dia depois (10.jun.2021), o criminoso rendeu pessoas em outra chácara, se alimentou e armou esconderijo no meio da mata. Em 11 de junho, na madrugada, uma terceira propriedade rural foi invadida pelo criminoso, ainda na região de Ceilândia.

Na situação houve ameaças aos moradores e um carro foi roubado, com a intenção de fugir em direção à Goiás.

Já em Cocalzinho de Goiás, no dia 12 de junho, entrou em uma chácara e rendeu um caseiro, que usou como escudo humano para já chegar atirando na propriedade.

Diante de crimes bárbaros, mobilizando um grande efetivo policial nas buscas, a presença de policiais em circulação nas estradas de terra onde são realizadas as buscas por Lázaro Barbosa de Sousa foi reduzida, segundo informações da Folhapress.

De acordo com o veículo de imprensa, essa decisão partiu de uma nova abordagem das forças de segurança que estão engajadas na caçada. Depois de mobilizadas duas centenas de policiais, agora, os responsáveis pela operação reavaliam as estratégias usadas e apostam mais em informações.

Em apuração, a equipe de jornalismo da Folha de S. Paulo percorreu as estradas do local nesta 4ª feira (23.jun.2021) e constatou que o número de viaturas em circulação estava bem menor.

O vaivém de carros da polícia já não era o mesmo dos dias anteriores. Helicópteros das forças de segurança reduziram os sobrevoos na área.

Menor efetivo em circulação, avaliam as autoridades, pode fazer com que o criminoso se movimente. Desde o final da semana passada não há mais relato de que ele tenha sido avistado.

Coordenadora da força-tarefa, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás disponibilizou um aplicativo para celular, pelo qual a população poderá fornecer pistas.

Os dados enviados por meio de denúncias são inseridos em um sistema que os cruza com imagens de satélites. O disque-denúncia por meio de WhatsApp segue funcionando, apesar da grande quantidade de trotes.

A SSP-GO reforçou também a comunicação das equipes com rádios de longo alcance, cedidos também tanto pelo Exército como pela Polícia Federal.

Em nota, a secretaria rebateu especulações de que a força-tarefa tenha perdido o rastro de Barbosa, ampliando a área das buscas.

"O perímetro de atuação da força-tarefa continua o mesmo. A área operacional não foi aumentada", afirmou a pasta.

Nas últimas 48 horas, como vem ocorrendo, policiais se dirigiram a algumas chácaras e fazendas para averiguar situações reportadas por moradores. Um fazendeiro relatou ter trocado tiros com um invasor, mas nada diz que tenha sido Barbosa.

Próximo dessa fazenda uma equipe do COD (Companhia de Operações de Divisas), da Polícia Militar de Goiás, fazia incursões na mata.

Um dos policiais classificou o caso de desafiador. De acordo com ele, bem antes da chacina ocorrida em Ceilândia (DF) e da fuga, o COD fora alertado sobre Barbosa, já considerado um foragido da Justiça.

SITUAÇÃO

Além do quádruplo latrocínio (matar para roubar) em Ceilândia, é atribuída a ele uma tentativa do mesmo crime em 2020, ao invadir uma chácara em Goiás para roubar e atingir um idoso com um machado.

O fugitivo tem condenação por duplo homicídio na Bahia. É considerado foragido da Justiça também por crimes de estupro, roubo à mão armada e porte ilegal de arma de fogo, acusações que o levaram à cadeia em 2013 no DF.

Após três anos, progrediu para o regime semiaberto e fugiu. De acordo com informação da Secretaria de Administração Penitenciária do DF, ele não retornou ao sistema após uma saída temporária.

Em 2018, Barbosa foi capturado pela polícia de Goiás, mas conseguiu escapar novamente. Desde então, vinha sendo procurado pela polícia.

Existem contra ele atualmente quatro mandados de prisão cadastrados no BNMP (Banco Nacional de Mandados de Prisão), administrado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Foram divulgados quadro quadros simulando possíveis disfarces do criminoso, confira:

ProjeçõesProjeções Projeções