18 de abril de 2024
Campo Grande 20ºC

'EXPORTAÇÃO ILEGAL'

Ricardo Salles tem seu sigilo bancário e fiscal quebrado pela Polícia Federal

Alvo de buscas e apreensões, junto com funcionários da pasta do Meio Ambiente e Ibama, ministro é acusado de corrupção

A- A+

Além do presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) - Eduardo Bim -, afastado de seu cargo, Ricardo Salles também está na mira da operação da Polícia Federal que faz buscas e apreensões na manhã desta 4ª feira (19.mai.2021). 

De acordo com infomações da Polícia Federal, Ricardo Salles, funcionários da pasta do Meio Ambiente e do Ibama, assim como o presidente do próprio Instituto, são acusados de corrupção por facilitarem exportação ilegal de madeira. Tanto o ministro quanto Eduardo Bim tiveram seus sigilos bancário e fiscal quebrados e há ações de busca e apreensão em seus endereços, do Ministério e do Ibama. 

Ao todo foram 35 mandados de busca e apreensão, no Distrito Federal e nos Estados de São Paulo e Pará. A PF apontou que essas medidas foram determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e envolveram 160 policiais federais. Houve o afastamento preventivo de 10 agentes públicos ocupantes de cargos e funções de confiança no IBAMA e no Ministério do Meio Ambiente

Segundo apurado pelo blog do Octavio Guedes, comentaristo político da GloboNews, esses são os servidores afastados do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente: 

  • Eduardo Fortunato Bim, presidente do Ibama
  • Leopoldo Penteado Butkiewicz, Assessor Especial do gabinete do Ministro do Meio Ambiente (MMA).
  • Wagner Tadeu Matiota, superintendente de Apuração de Infrações Ambientais (Siam/Gab/Ibama).
  • Olímpio Ferreira Magalhães, diretor de Proteção Ambiental (Dipro/Ibama)
  • João Pessoa Riograndense Moreira Junior, diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFlo/Ibama)
  • Rafael Freire De Macedo, coordenador-geral de Monitoramento do Uso da Biodiversidade e Comércio Exterior (CGMoc/Ibama)
  • Leslie Nelson Jardim Tavares, Coordenador de Operações de Fiscalização (Cofis/Ibama)
  • André Heleno Azevedo Silveira , Coordenador de Inteligência de Fiscalização (Coinf/Ibama)
  • Artur Vallinoto Bastos, Analista Ambiental (Nufis/Ibama/PA)
  • Olivaldi Alves Azevedo Borges, Secretário Adjunto da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Segundo informações do portal G1, o ministro do STF, Alexandre de Morães, determinou a suspensão imediata do despacho que permitiu a exportação de produtos florestais sem a necessidade de emissão de autorizações de exportação, datado de fevereiro de 2020. 

"Estima-se que o referido despacho, elaborado a pedido de empresas que tiveram cargas não licenciadas apreendidas nos EUA e Europa, resultou na regularização de mais de 8 mil cargas de madeira exportadas ilegalmente entre os anos de 2019 e 2020", apontou a PF.

AKUANDUBA

Essas investigações começaram em janeiro de 2021, com informações obtidas junto a autoridades estrangeiras que noticiavam um possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros no processo de exportação de madeira.

Como explica a PF, Akuanduba é uma divindade da mitologia dos índios Araras, que habitam o estado do Pará. Segundo a lenda, se alguém cometesse algum excesso, contrariando as normas, a divindade fazia soar uma pequena flauta, restabelecendo a ordem.

** (Com informações da Polícia Federal, Blog do Octavio Guedes e portal Brasil 247)