29 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

LANÇAMENTO | MÚSICA

Clipe 'ousado' de 'Tocando em Frente' homenageia Campo Grande e celebra Tia Eva

Banda e cantor lançam nesta sexta-feira (20.agosto) clipe com releitura do sucesso de Almir Sater e Renato Teixeira

A banda Fogachos junto com Nando Dutra lançam nesta sexta-feira (20.ago) às 21h30 no canal da Condado Produções no YouTube, uma releitura ousada do sucesso “Tocando em Frente”, música com letra escrita por Almir Sater e Renato Teixeira. 

A primeira a interpretar a música foi Maria Bethânia em 1990, em seu álbum de 25 anos. A canção ganhou os prêmios de Canção do Ano na Categoria Especial e de Melhor Canção na Categoria MPB do Prêmio Sharp de 1991. "Tocando em Frente" é considerada um clássico da música sertaneja no Brasil. Diversos artistas e bandas já gravaram o sucesso.

Esses são os vocalistas Nando (D) e vocalista da Fogachos (E). Foto: Tero QueirozEsses são os vocalistas Nando (D) e o vocalista da banda Fogachos, Ducho Bueno (E). Foto: Tero Queiroz

Para não apenas repetir, Fogachos e Nando gravaram um clipe mostrando pontos turísticos importantes da Cidade Morena. De acordo com eles, o clipe vem para celebrar o aniversário de Campo Grande, que completa 122 anos em 26 de agosto. Eles também dedicam o clipe e a 'versão' da música aos compositores. “Um tributo aos grandes artistas e compositores Almir Sater e Renato Teixeira, dois grandes ícones aos quais nos inspiram e nos motivam a continuar acreditando na música brasileira”, comentam. 

De acordo com Nando, o desejo por fazer a releitura da música estava engavetada há três anos e com o tempo a ideia de um clipe ganhou força e impulsionou a banda e Nando a se unirem ao desafio. “Pensamos em contar essa poesia de uma outra forma, com nossas tintas e nossos pinceis. Confesso que fiquei receoso da aceitação, porém a arte não pode ter medo de se expressar. Não estamos nos apropriando da obra clássica, apenas pintando com o nosso estilo, espero que chegue até o mestre Almir e Renato, aos quais temos profunda admiração”, acentuou o cantor.

HOMENAGEM À EVA

Não existem fotos de Tia Eva. O busto foi baseado em uma filha. Tudo foi baseado em depoimentos familiares.Não existem fotos de Tia Eva. O busto foi baseado em uma filha. Tudo foi baseado em depoimentos familiares.

Incorporando as imagens a história poética de resistência contada na letra de Almir e Renato, Nando escolheu como protagonista do clipe a Comunidade Remanescente de Quilombo São Benedito Tia Eva, de Campo Grande, que em 2021 completou 111 anos de existência.

Fundada em 1910 por Eva Maria de Jesus, a Tia Eva, a comunidade recebeu certificado da Fundação Cultural Palmares em 26 de abril de 2008, que reconheceu o local oficialmente como uma comunidade urbana remanescente de quilombo, datado de 1905. 

Durante a execução da letra da música, imagens aéreas feitas por Gabriel Marquese, do @porcimadecg, mostram a Igrejinha de São Benedito, santo ao qual Eva fez uma promessa que se curada de uma ferida na perna faria tributos. O santo a curou e em 1912 a igreja foi levantada na comunidade e desde 1919 a Festa de São Benedito acontece no santuário. 

RELACIONADA - Restauração da 'Igrejinha da Tia Eva' será apresentada nesta sexta-feira

De acordo com historiadores, Eva nasceu em Mineiros, Goiás, onde foi escravizada até os 49 anos. Em 1887 ela tinha 3 filhas: Joana, Lazara e Sebastiana e após obter a carta de alforria, decidiu buscar melhor educação para as meninas assim como melhor vida. Seu sonho era ir para o Mato Grosso, viver na cidade de Campos de Vacaria, os lugares onde hoje são: Mato Grosso do Sul e Campo Grande. 

Ainda conforme a história, Eva sabia ler e escrever, por isso era bastante procurada na época, o que lhe rendeu pagamentos pelos serviços que prestava. Em 1910 Eva adquiriu uma terra de oito hectares que lhe custou 85 mil réis, onde atualmente residem mais de 60 famílias descendentes.

Na comunidade da Tia Eva há aproximadamente 200 famílias de descendentes de Eva vivendo. Em todo estado estima-se que ela tenha mais de 2 mil descendentes.

Campo Grande, apontada como descoberta em 14 de agosto de 1872 pelo mineiro José Antônio Pereira, foi fundada em 26 de agosto de 1899, 12 anos após a chegada de Eva na cidade. 

SATER E TEIXEIRA 

Renato Teixeira (E) e Almir Sater (D) -  Créditos - DivulgaçãoRenato Teixeira (E) e Almir Sater (D). Foto: Divulgação

Renato Teixeira e Almir Sater são dois grandes artistas que, juntos, criaram músicas que falam sobre as raízes do Brasil e de seu povo. Eles compuseram "Tocando em Frente" juntos durante um jantar na casa de Renato em 1990. 

A parceria entre os cantores atravessa mais de 35 anos e em 2015 eles lançaram o álbum AR.

EQUIPE DO CLIPE 

  • Nando Dutra – Vocalista
  • Ducho Bueno – Vocalista
  • Rafa Sousa – Baixo
  • André Bueno – Guitarra solo
  • Walter Correa – Tecladista
  • Felipe Souza – Bateria
  • Jeff Percussa – Percussão
  • Preparador Vocal – Luigy Lobo
  • Condado Produções – Edição de vídeo e áudio
  • Tero Queiroz – Câmeras
  • Gabriel  Marquese – Drone
  • Produção – Patricia Rosa 
  • Equipe de apoio – Alyadna Freitas e André Panachuck 

 

Inelegível, ex-prefeito de Rio Verde pecou por improbidade e é um dos políticos ficha suja
CAIU DO CAVALO
há 2 dias

Inelegível, ex-prefeito de Rio Verde pecou por improbidade e é um dos políticos ficha suja

Pesquisa mostra posições fortalecidas de Adriane e Riedel no cenário político e eleitoral na Capital
URNAS & GESTÃO
há 2 dias

Pesquisa mostra posições fortalecidas de Adriane e Riedel no cenário político e eleitoral na Capital

Vander viabiliza aprovação de três projetos de MS para acessar recursos do Fundo do Mercosul
DEPUTADO VANDER LOUBET
há 2 dias

Vander viabiliza aprovação de três projetos de MS para acessar recursos do Fundo do Mercosul

Garras flagra policial negociando pistolas no Camelódromo
CAMPO GRANDE (MS)
há 2 dias

Garras flagra policial negociando pistolas no Camelódromo

Advogados, servidor e ex-PM integram equipe do 'Patrão', diz Gaeco
OPERAÇÃO LAST CHAT
há 2 dias

Advogados, servidor e ex-PM integram equipe do 'Patrão', diz Gaeco

GTX Construtora é alvo da Dracco por levar R$ 5 milhões a mais em Bataguassu
OPERAÇÃO JAZIDA
há 2 dias

GTX Construtora é alvo da Dracco por levar R$ 5 milhões a mais em Bataguassu