20 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC
SLOGAN- PREFEITURA
CARAAPO

Travessias Cotidianas

TRANSPOR O MUNDO EM PALAVRAS: notas sobre a análise

TRANSPOR O MUNDO EM PALAVRAS: notas sobre a análise

Desejo é, no mínimo, duplo e é inevitavelmente contraditório. Toda e qualquer voz é voz de multidão. Tem gozo que dói. Dá pra ouvir aquilo que não tem palavra?  No fim, o que importa é sempre sobre amor.  Para um bom ouvinte, toda fala é um convite a entrega. É preciso dizer que escutar é algo que a gente faz com o corpo todinho mesmo. Só existe vida onde existe arte –  e isso é seríssimo. O que é mais triste na tristeza é a compulsão a evitação daquilo que dói. A alegria não é uma obrigação, ela é, ou deveria ser, possibilidade – tristeza e raiva também. Tem silêncio que grita; tem euforia discursiva que é pura mudez.  

Em análise, o que constitui o privado é a contratualidade do sigilo; o resultado analítico mais valioso é o desejo pelo compartilhamento: sinônimo de vida. Compartilhar-se é se fazer vivo ao se esvaziar e se encher um pouco de si.  

Afinal, qual o preço que a gente paga, ou melhor, o que de nós é aprisionado quando somos alvo do olhar do outro? Seja qual for o olhar lançado sobre nós, a gente sabe que ele sempre espera algo – ele funda a gente porque nos provoca a se enxergar no reflexo desse outro que está fora. “O que ele quer de mim?”, “o que ele está vendo e como devo me portar agora?”. O hiato entre o que esse Outro espera e o que eu acho que sou produz a sensação errante da existência – ser é sempre a morte da expectativa: existir é um delito. Às vezes a angústia nasce daí e muitas vezes é difícil sustentar ela, e por isso a gente se isola, não sai de casa, não dá sinal de vida pra ninguém: a gente apequena a existência porque compartilhar é sempre um tanto violento, sobretudo porque faz a gente se deparar com os nossos buracos. 

Para a psicanálise, vazio não é matéria negativa, é espaço de movimento e, portanto, vazio é operação soma. O analista provavelmente não sabe aquilo que o outro supõem que se é sabido, mas dispõem de desejo de saber.  Ao deitar-se no divã –  assim como quando se lança ao mundo – o sujeito põe em trabalho aquilo que mostra, aquilo que o outro vê, aquilo que escapa dos dois e, por fim, com o que se produz com o que se encontra. A análise não é dever ou compromisso formal e frio, muito menos salvação divina ou cura médica asséptica – a análise é um agenciamento potente, uma contingência ética - um suspiro.  A análise é o desejo de se ter notícias sobre o desejo. É, sobretudo, fazer-se curioso e transpor o mundo em palavras.  

Ao fim e ao cabo, observar e tentar entender o que nos rodeia é um exercício constitutivo da existência humana e é a partir daí que construímos ciência e cultura. O processo de transformação do empírico para a linguagem é o que, dentre outras coisas, guarda a história da nossa humanidade e, se olhado atentamente, nos indica a matéria que nos possibilita ver o mundo.  

Aí nos deparamos com uma virada interessante: o inconsciente não é um lugar profundo, guardado a sete chaves em um poço escuro. Ele se esconde é na superfície daquilo que é dito, na palavra atenta, na dialética entre o que de mais íntimo e mais coletivo há em cada palavra que dispomos para usar como ferramenta da tarefa árdua que é existir.  

Na análise a gente ganha e dá palavra – enlaça o sentido do agora com sua história e dá recheio para a língua.  

É interessante pensar que fitar com atenção os astros é um ato milenar e que também ganhou sua palavra: Considerare – que deu origem a palavra em português Considerar. O astrólogo considerava os astros. Acontece que a palavra ganhou tempo e extensão - agora quando refletimos sobre algo, alguém ou sobre si, nós consideramos também. Não mais só os astros, mas tudo que nos rodeia. Considerare também remete ao movimento natural das coisas; o que nos possibilitou criar mapas siderais e entender as constelações. E é aqui que chegamos na palavra Desiderare.  

Desiderare pode ser entendido como aquilo que foge do movimento previsto e  é também a origem da palavra Desejar. Seguindo nosso caminho, podemos concluir que desejar é desviar da rota: o desejo é o que nos rouba do traçado repetido e determinado. 

Bonito, não? Mais bonito ainda é quando vemos que a psicanálise casa a palavra com o ato quando Freud afirma que somos seres perversos e polimorfos. Ou seja, que por excelência somos seres desviantes e mutáveis. Pervertemos os fluxos e movimentos previsíveis. Criamos novas rotas quando desejamos. 

Cristiane Amaral 

Psicóloga - CRP 07/29489

CARAAPO
CAC matou a ex-esposa após agredi-la de novo
ANÁPOLIS (GO)
há 12 horas

CAC matou a ex-esposa após agredi-la de novo

Onze servidores da saúde são alvos da PF em Corumbá
OPERAÇÃO ESCULÁPIO
há 15 horas

Onze servidores da saúde são alvos da PF em Corumbá

Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos
COMPETITIVIDADE
há 17 horas

Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos

Genro de Vanda Camilo, Claudinho Serra e mais 21 são denunciados pelo MPE
OPERAÇÃO TROMPER
há 17 horas

Genro de Vanda Camilo, Claudinho Serra e mais 21 são denunciados pelo MPE

Zeca reivindica ponte de concreto e patrulha mecanizada para assentamento de Guia Lopes da Laguna
Deputado Zeca do PT
há 17 horas

Zeca reivindica ponte de concreto e patrulha mecanizada para assentamento de Guia Lopes da Laguna

Eduardo Razuk, influenciador de Mato Grosso do Sul, vira réu em Brasília
CARROS DE LUXO
há 19 horas

Eduardo Razuk, influenciador de Mato Grosso do Sul, vira réu em Brasília