26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Bolsonaro está 'mal informado' sobre guerra, diz voz da Ucrânia no Brasil

Encarregado de negócios criticou declaração do presidente brasileiro

A- A+

O encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, afirmou nesta segunda-feira (28.fev.22) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) está "mal-informado" por defender uma posição de neutralidade na guerra entre Rússia e Ucrânia. Tkach disse esperar uma condenação mais forte do Brasil contra o conflito.

— Penso que o presidente do Brasil está mal informado. Talvez seria interessante ele conversar com o presidente ucraniano para ver outra posição e ter uma visão mais objetiva — disse o encarregado de negócios, em uma entrevista coletiva em Brasília.

No domingo, Bolsonaro afirmou que o Brasil "não vai tomar partido" e que deve manter uma posição neutra em relação ao conflito.

Anatoliy Tkach, que atualmente é o chefe da embaixada ucraniana no Brasil, ressaltou que até mesmo a Suíça, que historicamente fica neutra em conflitos, também adorou sanções contra a Rússia.

— Nós esperamos que todos os países do unam em uma esforço para dissuadir uma maior agressão. Até um país neutro, que sempre foi neutro, Suíça, levantou sanções contra a Rússia.

O diplomata ainda rebateu a declaração de Bolsonaro de que seria um "exagero" tratar a ação militar russa como "massacre", dizendo que pode divulgar vídeos das mortes de civis no conflito.

— Talvez nós temos que apresentar mais dados sobre as perdas civis. Possivelmente vou pedir para os meus funcionários divulgarem mais vídeos das perdas civis.