25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

EXEMPLO

Como a Nova Zelândia conseguiu controlar a covid-19 como nenhum outro país

O país tem uma população de 4,8 milhões

A- A+

O coronavírus é uma questão global. Diante de uma pandemia, nações do mundo inteiro se mobilizam para encontrar saídas. Questões sanitárias e econômicas ganham outra proporção. Sites como https://saudelab.com tem criado conteúdos para tratar de temas de saúde no meio da crise enfrenta por causa da doença que já deixou mais de 15 mil mortos só no Brasil.

Mas, enquanto países como Brasil e Estados Unidos sofrem para conter o avanço do coronavírus, outras nações dão exemplo de como criar programas e ações eficazes para proteger seus habitantes. Um dos casos mais elogiáveis é o Nova Zelândia.

O país tem uma população de 4,8 milhões, e o governo alega que o vírus parou de se espalhar - aparentemente mostrando o sucesso de sua estratégia de bloqueio.

A Nova Zelândia entrou em um bloqueio de nível 3 em 23 de março, o que significa que negócios não essenciais foram fechados, viagens aéreas domésticas discricionárias foram proibidas e todos os eventos e reuniões tiveram que ser cancelados.

Em seguida, progrediu para um bloqueio de nível 4 - uma abordagem mais rigorosa apelidada de política de “eliminação” - 48 horas depois. Sob essa política, as pessoas eram instadas a manter apenas contato com aqueles com quem viviam.

Ainda mais cedo, em 19 de março, a Nova Zelândia fechou suas fronteiras, proibindo todas as viagens de entrada para o país, com exceção do retorno de neozelandeses e de alguns profissionais de saúde essenciais

Desde o dia 27 de abril, no entanto, o país regrediu ao nível 3 de bloqueio. Agora, os residentes podem viajar pelo país, se necessário, mas “podem se mover apenas uma vez e em uma direção”. Alguns estudos e negócios foram autorizados a retomar.

Até o momento, a Nova Zelândia teve 1.487 casos confirmados de coronavírus e apenas 20 mortes, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, referência nos estudos do coronavírus.

Além de ser rápida em adotar medidas de bloqueio, a Nova Zelândia trabalhou duro para acelerar os testes.

O país agora tem capacidade para processar até 8.000 testes por dia, o que significa que a Nova Zelândia tem uma das maiores taxas de testes per capita do mundo.

Enquanto a Nova Zelândia interrompeu a transmissão do vírus dentro de suas fronteiras, o país não foi poupado dos danos econômicos sentidos em todo o mundo.

Os bancos ASB e ANZ esperam que a economia do país se contraia em cerca de 6% este ano como resultado da pandemia, informou o New Zealand Herald em março .

Na semana passada, o Parlamento da Nova Zelândia aprovou um pacote de reforma tributária que reembolsará mais de 3 bilhões de dólares da Nova Zelândia (US $ 1,8 bilhão) a pequenas empresas, levando o valor total das medidas fiscais implementadas em meio à crise a US $ 23 bilhões, segundo meios de comunicação locais.