30 de novembro de 2020
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SAÚDE

Dicas para manter a saúde mental durante a quarentena

Uma das coisas que mais podem atingir a sua saúde mental são as informações ruins sobre a pandemia de coronavírus

Viver em isolamento social está sendo bastante difícil em uma sociedade onde vivíamos em uma correria desenfreada. Quando a quarentena começou, muitos pensaram apenas no dinheiro que poderiam perder, mas será que somente dinheiro traz felicidade? A saúde
mental é importantíssima para que nos sintamos bem nesse período.

Cuidar da saúde mental na quarentena é fundamental para manter a nossa mente sã. Problemas causados por pensamentos negativos, diminuição de renda e outros problemas podem resultados em doenças mentais como a ansiedade, a depressão, entre outros.

Cada pessoa reage de uma forma a um período de isolamento social, por isso importante cuidar da mente para manter o nosso equilíbrio emocional. Para lhe ajudar a manter a saúde mental em dia na quarentena, separamos algumas dicas importantes abaixo, confira:
Consuma informação com moderação

Uma das coisas que mais podem atingir a sua saúde mental são as informações ruins sobre a pandemia de coronavírus. Com o noticiário entupido com notícias sobre as mortes e o número crescente de casos de COVID-19 no Brasil, muitas pessoas podem se sentir tristes e
amarguradas com a situação.

Se você está se sentindo assim, o ideal é que você modere o seu consumo de informações no seu dia. Escolha um horário para assistir o noticiário da sua cidade. Geralmente, o horário do almoço é uma excelente opção, já que é neste horário que os jornais locais passam na TV. E na internet, busque se informar apenas em sites confiáveis.

Dessa maneira, você não será inundado pelas informações sobre a situação difícil que está passando, mas ainda assim ficará por dentro do momento e poderá seguir as recomendações das autoridades do governo e de saúde para se proteger da COVID-19.

TENHA UMA ROTINA DIÁRIA

Quem está em casa, precisa ter uma rotina para não cair no tédio e abrir espaço para os pensamentos negativos. Se manter ativo é muito importante para manter a sua saúde mental em dia.

Se você está trabalhando em regime home office, fica um pouco mais fácil ter uma rotina, já que você tenha uma ocupação diária durante a semana, mas mesmo assim ainda é preciso preencher as lacunas do restante do dia e do final de semana.

Por isso, defina uma rotina diária para estimular a mente e o corpo. Dessa maneira, você pode dar conta do seu trabalho na quarentena, separar horários para cuidar das tarefas diárias de casa, entre outras coisas.

A quarentena é uma oportunidade de focarmos em algo que queiramos aprender ou em habilidades que precisamos desenvolver para alcançar nossos objetivos. Assim, você pode estipular horários para fazer exercícios físicos e estudar online, por exemplo.

USE A TECNOLOGIA PARA SE MANTER PERTO DE AMIGOS E FAMILIARES

A necessidade do isolamento social é fundamental no combate ao coronavírus e um de seus efeitos colaterais é o afastamento de parentes e amigos. Muitas rotinas foram mudadas, não há como ter um almoço com a família completa no final de semana e nem fazer aquela social com os amigos durante a quarentena, por exemplo.

E ficar longe de quem amamos acaba sendo péssimo para a nossa saúde mental. Nesse momento, devemos recorrer à tecnologia para nos mantermos próximos aos nossos familiares e amigos. Os aniversários da quarentena estão se utilizando das videoconferências, por exemplo, para a realização de festas e comemorações, mesmo que a distância.

Utilize aplicativos como o Skype, o WhatsApp e até mesmo jogos que permitam a interação simultânea para criar novos hábitos e continuar se comunicando com os amigos e familiares durante o isolamento, isso lhe deixará bem melhor.

FAÇA TERAPIA ONLINE

Se mesmo com uma rotina bastante ativa e contato com os familiares, você ainda se sinta mal com as restrições da quarentena, busque recorrer à terapia online para ter uma ajuda profissional nesse período.

Muitos psicólogos e terapeutas estão prestando ajuda de graça para pessoas necessitadas, oferecendo consultas gratuitas neste momento tão difícil. Pessoas que faziam terapia presencial já estão adotando as consultas online como uma forma de cuidar da saúde mental
na quarentena.

A terapia online pode ser uma excelente opção para pessoas que estão sentindo que seus níveis de estresse e ansiedade aumentaram bastante durante a quarentena. A dica é procurar por plataformas online ou por profissionais reconhecidos no mercado para começar a fazer sessões de terapia.

FAÇA UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ SEMPRE QUIS E NÃO TINHA TEMPO

A quarentena é uma excelente oportunidade de colocar em prática o que sempre tivemos vontade de fazer. Muitas pessoas sonham em desenvolver diversas habilidades, mesmo que seja apenas como hobby, mas nunca começam a aprender por que nunca tem tempo para
praticar devido a correria do dia a dia.

Com a rotina mais tranquila durante a quarentena, você pode começar a praticar com frequência uma nova atividade. Assim, você adquire novos hobbies e quem sabe até possa vislumbrar trabalhar em outras áreas quando tudo isso passar. Essa é a hora de reinventar!