19 de abril de 2024
Campo Grande 27ºC

CONCURSO

Foto de delivery de peixes vence concurso com mais de 36 mil inscrições

Promovido pela revista 'Smithsonian' de museus dos EUA, 17ª edição do concurso revelou vencedores este mês;

A- A+

O concurso de fotografia da revista "Smithsonian", publicação da instituição responsável por alguns dos principais museus dos Estados Unidos, revelou este mês os vencedores da sua 17ª edição. O prêmio principal foi para uma imagem de peixes ornamentais sendo levados para entrega por um motoqueiro em Hanói, no Vietnã.

Foto: John Enoch via Smithsonian Mag

O fotógrafo John Enoch, que vive em Londres, viajou para a cidade com a ideia de fazer um ensaio sobre os motoqueiros de lá, que são conhecidos por levar volumes absurdos dos mais variados produtos equilibrados em suas motos. Sua foto foi inscrita na categoria 'Viagem'.

A motivação de John foi a perspectiva de que essas cenas estejam com os dias contados em Hanói. O governo local planeja banir a circulação de motocicletas até 2030, para amenizar o trânsito e diminuir a poluição. "Esse tipo de coisa não vai acontecer por muito mais tempo. Se você não for lá e capturar, não vai haver registro", disse o autor da foto.

Mais de 10 mil fotógrafos de 145 países e territórios se inscreveram no concurso, somando um total de 36 mil imagens em 7 categorias. O prêmio para o grande vencedor é equivalente a mais de R$ 14 mil. Já os vencedores por categoria levam, cada, cerca de R$ 2.800.

À parte da categoria "Escolha do público", os vencedores são selecionados pelos editores de fotografia da revista. As inscrições para a nova edição do concurso de fotografia da "Smithsonian Magazine" já estão abertas.